Livro “Inquietações Cinematográficas” traz 20 anos de entrevistas com José Joffily

Lançamento do livro “Inquietações Cinematográficas” -15SETEMBRO2014

Em 1994 o cineasta José Joffily se preparava para rodar no ano seguinte um dos mais emblemáticos longas-metragens de sua filmografia: o premiado Quem matou pixote?. A partir de conversas informais, a doutora em design Candida Maria Monteiro começou a registrar seus diálogos com Joffily sobre todas as etapas de uma produção cinematográfica, desde a preparação até a comercialização, e as impressões do diretor a respeito do seu ofício. O fruto desses 20 anos de entrevistas e pesquisa ganha agora o registro no livro Inquietações cinematográficas (144 páginas, Editoras PUC-Rio e Reflexão).

A publicação, idealizada para estudantes da área de cinema e leitores que se interessam pela sétima arte, tem noite de autógrafos no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro (2ª feira), a partir das 18 horas, na Livraria da Travessa, em Botafogo. O evento contará com a presença da autora e do cineasta.

Inquietações cinematográficas traz fotos de cena dos filmes, prefácio de Tunico Amâncio, professor do departamento de cinema e vídeo da UFF (Universidade Federal Fluminense), onde ministra aulas de argumento e roteiro. Quem assina a orelha da publicação é o professor e crítico de cinema Miguel Serpa Pereira, coordenador de pós-graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Em paralelo ao lançamento do livro, a professora Candida Maria Monteiro organiza, a partir de 15 de setembro, o Seminário Inquietações, que reunirá na PUC-Rio diretores, produtores, montadores e roteiristas tais como Walter Lima Jr., Eduardo Escorel, Paulo Halm, Pedro Broz, Mariza Leão, Julia Rezende, entre outros. Os debates vão cotejar a experiência de duas gerações de realizadores, uma que está há mais tempo na estrada e outra que entrou na atividade recentemente. Promovendo, desta forma, a troca entre dois tempos distintos, processos e desafios diversos. As cinco mesas vão trazer à tona as inquietações de áreas técnicas e artística da atividade como documentário, roteiro, montagem, direção, produção, distribuição e política do audiovisual.

Ao longo desses 20 anos, Candida Maria Monteiro reuniu mais de 100 horas de gravações de suas conversas com o cineasta. “Quando comecei a entrevistar o Joffily eu não tinha o plano de fazer um livro. Fui amadurecendo a ideia ao longo dos anos, quando fui percebendo que tinha nas mãos relatos que mereciam ser compilados”, conta a autora.

A partir do ano de 2002, as conversas informais deram lugar a entrevistas. Companheira do cineasta há trinta anos, a autora acompanhou o processo de filmagem de oito filmes do diretor: Quem matou pixote? (1995); O chamado de Deus (2000); Dois perdidos numa noite suja (2002); Vocação do poder (2004), co-dirigido por Eduardo Escorel; Achados e perdidos (2006); Olhos azuis (2009); Prova de artista (2010) e o ainda inédito Mão na luva (2011), dirigido em parceria com Roberto Bomtempo.

Inquietações cinematográficas conta não apenas os detalhes da produção cinematográfica de José Joffily, bem como o processo criativo do realizador.

Sobre a autora:

Candida Maria Monteiro é doutora em design pela PUC-Rio, professora no Departamento de Comunicação na mesma universidade, onde leciona há mais de 10 anos. A autora é casada com o cineasta José Joffily há mais de três décadas. O casal tem duas filhas, Isabel e Carolina. Inquietações cinematográficas é seu primeiro livro.

SERVIÇO
A noite de autógrafos contará com a presença da autora, Candida Maria Monteiro, e do cineasta José Joffily.
Data: Dia 15 de setembro de 2014 (2ª feira)
Horário: 18 horas
Local: Livraria da Travessa – Botafogo
End: Rua Voluntários da Pátria, nº 97 – Botafogo
Telefone para Informações: (21) 2537-3340
Acesso a deficientes físicos em cadeiras de rodas.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *