Vencedor da 4ª edição da Liga dos Beats será anunciado nesta quinta-feira (11)

O MCI (Mês da Cultura Independente), evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, chega à segunda semana de programação e nesta quinta-feira (11) será divulgado o vencedor da 4ª edição da Liga dos Beats, evento que procura valorizar, profissionalizar e divulgar a cultura dos beatmakers (produtores de instrumentais de rap), por meio de um campeonato, no formato um contra um (mata-mata), que garante um clima de “copa do mundo” até o momento da grande final, que este ano sera realizada na Praça das Artes (Centro).

Foram dezenas de inscritos na Liga e a lista dos finalistas pode ser conferida em http://ligadosbeats.wordpress.com/2014/09/09/resultado-final/

“A Liga dos Beats funciona como uma vitrine. Os Beatmakers passam a ser conhecidos e respeitados, e as produções musicais mais valorizadas”, afirma DJ Zala, um dos curadores e jurados da Liga, ao lado de Projota e DJ Caique, que escolherão na quinta-feira o grande vencedor, que ganhará uma viagem para o Chile.

As outras atividades do MCI também se estendem até o final do mês, por toda a cidade de São Paulo.

O Mês da Cultura Independente

Criado originalmente no Centro Cultural da Juventude (CCJ), o festival se espalhou por vários espaços da cidade ao longo dos anos, entre bibliotecas públicas, teatros, galerias, cinemas, instituições culturais, além de terminais de ônibus e praças e parques públicos, promovendo uma intensa programação com eventos direcionados à música, cinema, dança, literatura e artes visuais.

“O MCI é um dos momentos especiais da nossa programação anual porque traz um panorama das artes, com convidados nacionais e internacionais, sempre abrangendo a diversidade de estilos e linguagens”, ressalta Karen Cunha, diretora de eventos da Secretaria Municipal de Cultura e curadora do MCI desde a primeira edição.

Entre as mais de 40 atrações musicais desta edição, destaca-se a apresentação do nigeriano Sean Kuti, filho do Fela Kuti, tocando com a banda Egypt 80; o guitarrista dinamarquês Jakob Bro abrindo o show do Vapors of Morphine, power trio formado por Dana Colley e Jerome Deupree, sobreviventes do Morphine, e Jeremy Lyons; o cantor jamaicano U-brown, com os sound systems brasileiros Quilombo Hi-Fi & África Mãe Leão; a rapper franco-chilena Ana Tijoux encerrando o Beatminds (Chile), série de “live beatmaking battles” criada para promover o trabalho de produtores locais de cada cidade, mostrando ao grande público o que realizam anonimamente em seus estúdios.

Dos shows nacionais, destacam-se as apresentações do músico Arrigo Barnabé, em espetáculo que homenageia o compositor Lupicínio Rodrigues; da cantora Céu com o show “Catch a Fire”, interpretando todas as canções do célebre LP do Bob Marley; KL Jay com o show “Rotação 33”, no qual mixa canções que são referência no rap brasileiro; e o guitarrista Fernando Catatau em seu projeto solo instrumental voltado ao rock, “Fernando Catatau e o Instrumental”.

O Parque Ibirapuera, que passou a funcionar durante 24 horas nos finais de semana desde setembro do ano passado, sedia a primeira edição do Sarau da Madrugada. O evento realizará nas madrugadas de sábado para domingo, ao longo de todo o mês, entre 0h e 5h, apresentações de saraus e batalhas poéticas, através da participação de diversos coletivos. Entre os artistas e coletivos da programação estão Sarau da Cooperifa, ZAP e Slan da Guilhermina + Emblues Band, Elo da Corrente + Jam Dança Improvisação e Sarau do Binho + Circo Incandescente.

O Cinema Bit – Mostra Internacional de Cinema Digital acontece pela segunda vez na programação do MCI, exibindo um panorama de uma nova geração de cineastas de várias nacionalidades que produzem filmes com baixo orçamento, utilizando novas opções de financiamento, como o crowdfunding (financiamento coletivo), novas estratégias de exibição e distribuição, quebrando as regras do antigo sistema das indústrias e propondo alternativas para a transição para uma nova realidade da produção cinematográfica. As exibições acontecem no Centro Cultural São Paulo e na Galeria Olido.Entre os filmes estarão três do diretor e escritor Nathan Silver, todos produzidos via Kickstarter, site de financiamento coletivo dos EUA, e premiados em festivais como AFI e SXSW.  Nathan ainda estará presente no CCSP, no dia 19 de setembro, para uma conversa sobre produção independente. No dia 27 de setembro, a partir das 23h, tem Maratona Zé do Caixão, na Cinemateca, com exibição de 3 filmes do diretor.

A programação também abre espaço para a primeira edição do CoCidade, iniciativa da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo em parceria com pessoas, projetos, empresas e espaços que pretendem, por meio de uma programação de 10 dias, em quatro diferentes espaços, como Praça das Artes e Centro Cultural São Paulo, expor amplamente os caminhos e possibilidades do financiamento coletivo para o desenvolvimento cultural da cidade, discutindo projetos construídos de forma colaborativa. O CoCidade tem também como objetivo mapear e construir um banco de dados de iniciativas colaborativas brasileiras, para facilitar articulações entre produtores, transformadores, projetos, espaços e interessados no assunto. Shows, oficinas, feiras, exposições, intervenções, debates, palestras e um mostra de cinema compõem a programação do Cocidade.

Na literatura o 3º Econtro de Literatura Divergente acontece na Biblioteca Pública Alceu Amoroso de Lima, na Zona Oeste. A programação contempla escritores que se desviam dos princípios regentes dos cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira, como Marcelino Freire e Nelson Maca. Além das mesas de discussão, haverá oficinas, feira de livros e saraus.

Neste ano o teatro segue representado pela exibição gratuita de duas peças do Grupo Oficina Uzyna Uzona. Escritos e dirigidos por Zé Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, o grupo apresenta, no Teatro Oficina, dois musicais, “Cacilda!!! A Rainha Decapitada” e “Walmor y Cacilda 64 – Robogolpe”, que acompanham, em momentos distintos, a trajetória da atriz Cacilda Becker.

SERVIÇO
Liga dos Beats
Quando: 11/09, quinta-feira
Horário: a partir das 18h
MCI
Local: Praça das Artes – Centro
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *