CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta o espetáculo Delírio & Vertigem

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 16 a 28 de setembro (terça-feira a domingo), às 19h, o espetáculo Delírio & Vertigem com direção e roteiro de Rita Clemente. A montagem foi construída a partir de treze textos de autoria do dramaturgo carioca Jô Bilac. Um passeio por faces cômicas e trágicas da alma, através de personagens ambíguos, capazes de tudo para alcançar seus objetivos.

Delírio é a primeira parte do espetáculo e se passa em diferentes contextos domésticos, sempre ambientados no interior das casas dos personagens que, aos poucos, se cruzam no mesmo espaço cênico. Delírio apresenta as cenas A Cegueira do Gato, “Paraíso Zona Sul, Festa Para Dois, O Colorido dos Olhos, Veneno Colorido, Escorial do Medo, Maçã do Amor e Las Vegas. Este conjunto chama a atenção para os aspectos trágicos da obra de Bilac, retratando desarranjadas relações familiares e afetivas.

Na segunda parte, Vertigem, a intimidade do lar cede lugar ao caráter imprevisível de diversos locais públicos como calçadas, aviões, aeroportos, salas de cinema e igrejas.

O cenário é formado apenas por cadeiras, e usa o humor ácido para abordar encontros, desencontros e conflitos cotidianos. Composta pelas cenas Abelha Rainha, Com Carinho: Priscila Presley, Top Top, Paraíso Zona Sul, Unhas Vermelhas da Noiva, A Cegueira do Gato e duas versões de Las Vegas.

De autoria de Jô Bilac, os textos foram pesquisados no site O Drama Diário, criado em 2008 e que exibia uma dramaturgia diária na internet. Na dinâmica do site, a cada dia da semana um dramaturgo era responsável por desenvolver um texto dramático.

“Os textos, caracterizados por um mergulho no cotidiano da sociedade carioca, foram escolhidos através de pesquisas de cena baseadas no conceito de universalidade, e de forma a descobrir o que havia de mais humano, arquetípico e, portanto, atemporal. Assim foram trabalhados para que pudessem ser entrelaçados num roteiro original onde atores se revezam e experimentam diversas situações e personagens”, destaca a diretora Rita Clemente.

O espetáculo estreou em Belo Horizonte, em 2012, após oito meses de pesquisa e experimentação, resultado da 15ª edição comemorativa do projeto Oficinão de reciclagem de atores do Galpão Cine Horto. Em 2013, integrou a programação do Verão Arte Contemporânea, festival que ocupa diversos espaços da capital mineira com intensa programação cultural.

SERVIÇO
Espetáculo Delírio & Vertigem
Data: de 16 a 28 de setembro de 2014 (terça-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingresso: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 189 lugares (+ 3 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência
Duração: 100 minutos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *