Crianças do ensino público de Campinas assistem à peça teatral Novos Saltimbancos no Teatro Castro Mendes

Cerca de 1.500 alunos de escolas públicas de Campinas a oportunidade de assistir gratuitamente o espetáculo Novos Saltimbancos no dia 9 de setembro. A peça conta a história de um grupo de artistas de rua que se encontra em um a praça por acidente e migram suas artes em direção umas as outras, formando uma trupe que alcança as artes cênicas (dança, circo, teatro, bonecos, palhaços). Estão programadas duas apresentações no Teatro Castro Mendes, para alunos de 3 a 9 anos da educação infantil e dos anos iniciais.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Educação de Campinas através dos programas Mais Educação e Arte e Movimento, que são responsáveis por atividades extracurriculares dos alunos. O projeto “Novos Saltimbancos” é realizado pela 3S Projetos com recursos incentivados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) com o patrocínio da Plastek.

O conceito deste espetáculo busca apresentar uma experimentação diferente ao ator e ao público, igualmente. Com o ator há um a relação diferente da apresentação, ao invés de estar no foco da luz do teatro, estará incógnito (apesar de maquiado e com figurino) e precisará, com sua arte, despertar a atenção do público e criar o seu próprio espaço de palco. Para o espectador, como figurante, encontrar o lúdico no dia a dia.

A peça é baseada no musical Os Saltimbancos, e conta a história de diversos artistas de ruas (malabaristas, bailarinas, palhaços, mímicos, manipuladores de bonecos, mágicos e muitos outros), vindos da frustração de não conseguirem realizar suas artes, perambulam pelo centro da cidade completamente ignorados até que, por coincidência, encontram-se todos em uma mesma praça de teatro. Como forma de defender-se da exploração que sofrem, unem-se em um a trupe concisa, onde todos têm sua parte e, juntos, ensaiam e organizam um espetáculo teatral/circense /performático, angariando ali mesmo o público e fazendo do espaço coletivo um palco que os com porte .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *