Patrimônio Cultural Mundial da Arte da Dança Clássica, o mítico Ballet Kirov chega ao Brasil em novembro com seu aclamado O Corsário

A DellArte e a Bradesco Seguros trazem da Rússia para o Brasil, em novembro, o aclamado Kirov – Ballet do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, que, em sua aguardada volta ao país, apresenta um dos mais famosos ballets do repertório clássico de todos os tempos, o espetáculo O Corsário, além de duas noites de uma apresentação que reúne grandes momentos da arte coreográfica, a “Grande Gala”.

Ballet Kirov - divulgação

No total, serão dez apresentações divididas entre Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo do mês de novembro. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, os dias 13 de novembro (O Corsário) e 16 de novembro (“Grande Gala”) serão dedicados aos assinantes. Além das apresentações pela série, a companhia fará mais três espetáculos no Rio, também no Theatro Municipal: dias 12, 14 e 15 de novembro, todas com O Corsário. O Ballet do Teatro Mariinsky estará também em São Paulo, no Teatro Alfa, de 19 a 22 de novembro (duas sessões no dia 22), com O Corsário, e dia 23 com “Grande Gala”.

O Corsário estreou no Théâtre Impérial de l’Opéra de Paris em 1856, com música de Adolphe Adam e coreografia de Mazilier. Dois anos depois estreava em São Petersburgo, com coreografia de Jules Perrot, posteriormente modificada por Petipa. Foi nesta formatação que O Corsário se tornou um dos grandes sucessos do Ballet do Teatro Mariinsky e veículo privilegiado para o brilho de seus solistas.

Além de O Corsário, o Kirov traz ao país um espetáculo apresentado por alguns dos maiores nomes do balé da atualidade – a “Grande Gala”, abre com a célebre Chopiniana, também conhecida como Les Sylphides, com coreografia de Mikhail Fokine. A segunda parte do programa segue com dois números: O Espectro da Rosa e A Morte do Cisne — grandes clássicos do balé da primeira metade do século XX — ambos assinados também por Fokine. O espetáculo encerra com um “Divertissement”, onde se destacam o “grand pas” de Dom Quixote e Diana e Acteon.

Ao longo das dez apresentações, serão 18 bailarinos se revezando nos papéis principais: Konstantin Zverev, Timur Askerov, Daniil Korsuntsev, Oxana Skorik, Anastasia Kolegova, Anastasia Matvienko, Maria Shirinkina, Elena Evseeva, Vladimir Shklyarov, Kimin Kim, Andrey Yermakov, Maksim Zyuzin, Alexey Timofeev, Yuir Smekalov, Islom Baimuradow, Viktoria Krasnokutskaya, Svetlana Ivanova e Uliana Lopatkina, que, 15 anos depois, volta ao Brasil como grande estrela da companhia.
A Temporada de Dança Dell’Arte 2014 faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.

SERVIÇO
Temporada de Dança Dell’Arte Rio de Janeiro – 2014
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n – Centro)
Classificação: Livre
Ingressos: Ingresso.com
*Incluso 50% de desconto sobre o valor dos ingressos avulsos. Desconto não cumulativo. Pague com cartão (a vista) ou cheque (até 2x).

Datas:

  • 12 de novembro (quarta-feira): 20h30 (Kirov – O Corsário)
  • 13 de novembro (quinta-feira): 20h30 (Kirov – O Corsário)
  • 14 de novembro (sexta-feira): 20h30 (Kirov – O Corsário)
  • 15 de novembro (sábado): 21h (Kirov – O Corsário)
  • 16 de novembro (domingo): 16h (Kirov – “Grande Gala”)

Temporada de Dança Dell’Arte São Paulo – 2014
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Classificação: Livre
Ingressos: Ingresso Rápido

Datas:

  • 19 de novembro (quarta-feira): 21h (Kirov – O Corsário)
  • 20 de novembro (quinta-feira): 21h (Kirov – O Corsário)
  • 21 de novembro (sexta-feira): 21h30 (Kirov – O Corsário)
  • 22 de novembro (sábado): 15h30 e 21h (Kirov – O Corsário)
  • 23 de novembro (domingo): 17h (Kirov – “Grande Gala”)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *