MIS recebe programação inédita do Festival Internacional Hors Pistes São Paulo em setembro

Em parceria com o Centre Pompidou, de Paris, a terceira edição do Hors Pistes São Paulo (#HPSP) reúne a vanguarda da criação audiovisual nos dias 6 e 7 de setembro, com entrada gratuita. O festival de cinema e performance “fora da pista” exibe filmes inéditos de diretores independentes e apresenta pela, primeira vez no Brasil, o artista franco-brasileiro João Vieira Torres, que fará duas performances e ministrará uma oficina de roteiro e escrita experimental. Completa a programação uma edição especial do projeto Dança no MIS

O MIS, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, em parceria com o Centre Pompidou, de Paris, abre as suas portas à terceira edição do festival Hors Pistes São Paulo, nos dias 6 e 7 de setembro. Criado em 2006 pelo museu francês para ser uma plataforma das novas práticas da imagem em movimento, o festival apresenta na sua versão paulistana filmes independentes – a maioria deles inéditos no país – e performances ao vivo de cinema/vídeo expandido. A curadoria é de Marie Hippenmeyer.

Nesta edição, o #HPSP recebe o artista franco-brasileiro João Vieira Torres. Diretor de cinema, ator e performer, ele realiza a performance de abertura do festival, no dia 6 de setembro (Os Amores Antropófagos, um poema de amor virtual sobre a vida de ácaros canibais), e ainda ministra uma oficina de roteiro e escrita experimental, de 29 a 31 de agosto, para um grupo selecionado via convocatória no site do MIS. A oficina faz parte do processo de criação da nova obra do realizador, com título provisório de Aurora, que será apresentada no Centre Pompidou em 2015 – uma coprodução inédita entre os museus com o apoio da Embaixada da França no Brasil. Uma seleção de quatro curtas de sua autoria – o último acompanhado de uma performance que interage ao vivo com o filme A Falha na Paisagem – será exibida no dia 07 de setembro.

A programação do Hors Pistes São Paulo inclui ainda seis filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Os grandes destaques ficam por conta da estreia no Brasil do filme Atlas, do fotógrafo francês Antoine D’Agata, integrante da prestigiosa agência Magnum, e da vanguarda francesa com o filme inovador de Isabelle Prim, Mademoiselle Else, uma adaptação do romance de Arthur Schnitzler com Jean-Pierre Beauviala, fundador da empresa Aaton e inventor das câmeras de vídeo portáteis e do time code. Já a sessão de novos talentos de Tóquio se encerra com a redescoberta de The Deserted Archipelago (1968) de Katsu Kanai, cineasta japonês frequentemente lembrado como o “imperador do cinema underground” e o “mestre do surrealismo”. O filme apresentado em première no Brasil é um dos mais audaciosos poemas visuais já realizados. A programação completa pode ser conferida no site do MIS e no site do festival.

SERVIÇO
FESTIVAL HORS PISTES SÃO PAULO 2014
Data: 29/08 a 31/08 : Oficina com João Vieira Torres e 06/09 e 07/09 : Festival Hors Pistes São Paulo
Local: Auditório LABMIS
Capacidade: 64 lugares
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Programação: [http://www.horspistes-sp.com/].
CONFERIR CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA NO SITE.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *