Inscrições abertas para as Oficinas de Cinema do 21º Festival de Vitória

Além de exibir uma extensa programação de filmes, o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre 12 e 17 de setembro, contará com atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional. Este ano, o evento vai oferecer Oficinas de Cinema com profissionais reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos no cinema e na TV. O escritor e roteirista José Roberto Torero oferecerá a Oficina de Roteiro, a cineasta e produtora capixaba Sáskia Sá vai ministrar a Oficina de Produção e o consagrado diretor de cinema Jorge Bodanzky, a Oficina de Direção. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de setembro.

21ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE VITÓRIA-PROMO-01AGOSTO2014

Para se inscrever em uma das oficinas é preciso entregar 12 litros de leite (tipo longa vida integral) na sede da Galpão Produções no endereço: Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita.

Nas oficinas serão apresentados os principais conceitos para a escrita de roteiros, etapas de produção e direção de filmes. Estudantes, profissionais e demais interessados com mais de 15 anos podem se inscrever. Cada uma das turmas terá 20 vagas.

Sobre as oficinas e oficineiros
As Oficinas de Cinema serão ministradas por profissionais renomados do cinema nacional. A Oficina de Roteiro será comandada por José Roberto Torero, entre os dias 12 a de 16 de setembro, das 8 às 12h. Escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista, Torero é formado em Letras e Jornalismo, além de ter cursado pós-graduação em Cinema e Roteiro. Ele é autor de diversos livros, além de ter escrito diversos roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado, da Rede Globo.

Na Oficina de Roteiro serão abordadas as diferenças entre argumento e um roteiro de ficção. Os participantes aprenderão para que serve e como se formata um roteiro, como trabalhar os diálogos e as cenas, como transformar contos e histórias em roteiros e muitos outros aspectos relacionados à área.

A Oficina de Direção, que será ministrada por Jorge Bodanzky. Formado em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha, Bodanzky iniciou sua carreira como fotógrafo e sua estreia como diretor de cinema aconteceu na década de 1970, com “Iracema – uma transa amazônica”. Esse documentário ficcional, um dos filmes brasileiros mais premiados da década em festivais nacionais e internacionais, abriu caminho para uma sólida carreira, que inclui mais de 10 longas metragens e dezenas de documentários para as TVs brasileira, alemã, francesa e italiana, como diretor, fotógrafo e produtor.

Durante o curso de “Direção” serão discutidas as funções de um diretor de cinema a partir da análise de filmes de diversos formatos, tais como ficção, docudrama e documentário. Jorge Bodanzky também passará aos alunos noções de direção de ator, câmera, som, iluminação e montagem, sempre através de exemplos e exercícios práticos.

Sáskia Sá conduzirá a Oficina de Produção. Com trabalhos como diretora e produtora, Saskia Sá é mestre em Educação pela Ufes e cine-educadora com prática em educação de nível superior e oficinas de realização em diversas áreas do audiovisual. Também dirigiu e roteirizou curtas-metragens de ficção “A Fuga” e “Mundo Cão” e dos documentários “Moda e Vestuário Capixaba”.

Sáskia Sá também é empresária na Horizonte Líquido Produções Culturais. Já realizou trabalhos de direção de produção, assistência de direção, figurino e roteiro em vários filmes. É produtora na Mostra Produção Independente, da ABD Capixaba, além de atuar como júri e curadora de mostras e festivais de cinema e como avaliadora de diversos editais da área do audiovisual nacionais e internacionais. Foi presidente da ABD Capixaba, diretora da ABD Nacional e vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo acontecerá entre os dias 12 e 17 de setembro, em Vitória, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Petrobras e da Rede Gazeta.

São parceiros do evento o Governo do Espírito Santo – por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto Sincades, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Canal Brasil. O Festival também conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória com apoio da ArcelorMittal foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural.

SERVIÇO

Oficinas de Cinema no Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo
Local: Hotel Ilha do Boi
Oficina de Direção com Jorge Bodanzky
De 12/09 a 16/09 – das 8 às 12h
Oficina de Roteiro com José Roberto Torero
De 12/09 a 16/09 – das 8 às 12h
Oficina de Produçãocom Sáskia Sá
De 12/09 a 16/09 – das 8 às 12h

INSCRIÇÕES: mediante entrega de 12 litros de leite (tipo longa vida integral) até o próximo dia 05 de setembro. A entrega deve ser feita na Galpão Produções no seguinte endereço: Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115-A, Bairro República – Vitória/ES. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. As caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita, em Vitória.

IMPORTANTE: cada oficina vai oferecer até 20 vagas.
Mais informações: www.festivaldevitoria.com/

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *