Cineasta e roterista NEWTON CANNITO fala de seus trabalhos em unidades do SESC-SP no projeto “Tertúlia: Roteiristas”

O ponto que marca a fronteira da ficção e da realidade é assunto crucial para Newton Cannito. É esta a ‘região’ que pauta sua carreira, seja da comédia ao drama ou da seriedade ao bullying. O reconhecimento veio a galope com Bróder, de Jefferson De, Cidade dos Homens (Globo/O2 Filmes) e 9mm: São Paulo, seriado exibido pelo canal FOX. E o humor, sempre presente, é representado em sua trajetória por meio do livro Manual do Bullying e dos documentários curtos da série Confissões de Acompanhantes. Com esta bagagem e com grandes reflexões impostas a seu cargo de presidente da Associação dos Roteiristas, Cannito participa da edição de setembro dos encontros promovidos pelo projeto “Tertúlia: Roteiristas”.

NEWTON CANNITO-SESCSP-PROMO-01SETEMBRO2014

A ação, abrigada em unidades do Sesc-SP, é oriunda de iniciativa para promoção de reflexão acerca da produção literária intitulada “Tertúlia”. A mesma culminou na produção de livro com a participação de grandes escritores, tradutores e críticos, como Manuel da Costa Pinto, Marcelino Freire e Eric Nepomuceno (Edições Sesc 2013). O mesmo evento, agora pautado na produção de roteiros de cinema, tomará espaço nas unidades Araraquara, Santos e Consolação (capital) para a promoção de atividades focadas no cinema.

Para a modalidade “Encontros” (que acompanha a Mostra de Filmes e Oficinas), a programação teve início em meados de julho com Pablo Trapero, expoente do novo cinema argentino surgido nos anos 1990. Até dezembro, a programação de encontros ainda contará com Thelma Guedes, autora de novelas como “Cordel Encantado”; Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus”; e Braulio Mantovani, roteirista de “Tropa de Elite” I e II e “Linha de Passe.

Confira a agenda completa e uma breve apresentação dos artistas participantes:

SESC ARARAQUARA

Encontro com Newton Cannito – 16 de setembro (terça-feira), às 20h
Encontro com Paulo Lins – 14 de outubro (terça-feira), às 20h

Encontro com Thelma Guedes- 11 de novembro (terça-feira) às 20h

SESC CONSOLAÇÃO

Encontro com Newton Cannito – 17 de setembro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Paulo Lins – 15 de outubro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Thelma Guedes – 12 de novembro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Braulio Mantovani – 10 de dezembro (quarta-feira), às 20h

SESC SANTOS

Encontro com Newton Cannito – 18 de setembro (quinta-feira), às 20h

Encontro com Paulo Lins – 16 de outubro (quinta-feira), às 20h

Encontro com Thelma Guedes – 13 de novembro (quinta-feira), às 20h

CURRÍCULOS

Newton Cannito

Autor-roteirista de televisão, atualmente contratado da Rede Globo, é doutor em Cinema e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Dirigiu três documentários humorísticos polêmicos e premiados: “Violência SA”, “Jesus no Mundo Maravilha” e “Saude SA”. Escreveu seriados como “9mm” e “Cidade dos Homens”. É autor também de vários livros, entre eles as obras de humor “Novos Monstros” e “Confissões de Acompanhantes˜. Em 2013 lançou mais dois novos livros de humor “Manual do Bullying” (NVersos) e “Deus é Humor”.

Paulo Lins

Escritor e roteirista brasileiro, é o escritor do romance de sucesso internacional “Cidade de Deus”, adaptado para o cinema pelo diretor Fernando Meirelles. Publicou “Desde que o Samba É Samba” e assina os roteiros de episódios de “Cidade dos Homens”, além dos longas “Quase Dois Irmãos” e “Faroeste Caboclo”.

Thelma Guedes

Mestre em Literatura pela USP, é autora de novelas, entre as quais se destacam “Cordel Encantado”, “Joia Rara” e “Cama de Gato”, todas exibidas pela Rede Globo. Também contribuiu em antologias e publicou livros de contos, poesia e ensaio, como “Cidadela Ardente” (Ateliê Editorial), “Atrás dos Ossos” (Nankin) e “Literatura e Revolução” (Ateliê/Nankin).

Braulio Mantovani

Brasileiro, roteirista e assistente de direção, formou-se em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC de São Paulo e fez pós-graduação em Roteiro Cinematográfico pela Universidade Autônoma de Madri. Escreveu o roteiro de “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite I e II”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” e “Linha de Passe”, entre outras produções premiadas.

Tiago Novaes (curador)

Tiago Novaes é escritor, tradutor e doutorando em Psicologia pela USP. Publicou o livro de contos “Subitamente: Agora” (7Letras) e os romances “Estado Vegetativo” (Callis) e “Documentário” (Funarte), que acompanha o longa-metragem “Herança”, dirigido e editado pelo autor. Além disso, é organizador da antologia “Tertúlia: o Autor como Leitor” (Edições Sesc), elaborado a partir dos encontros realizados na instituição em São Paulo. Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e obteve bolsas de estímulo da Secretaria da Cultura de São Paulo e da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Traduziu mais de dez livros em ficção e não-ficção. Recentemente, idealizou, ao lado de Camila Moraes, a coleção “Pequenos Exílios” (Dobra Editorial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *