Pixinguinha será lembrado na Bienal do Livro

No sábado, 30 de agosto, às 20h, ocorrerá no estande das Edições SESC SP na Bienal Internacional do Livro de São Paulo a atividade Pixinguinha – sopros, notas e composiçõesBia Paes Leme, coordenadora de música do Instituto Moreira Salles, participará ao lado do instrumentista Carlos Malta da intervenção sonora que irá homenagear o autor de “Carinhoso” e “Lamentos”.

O encontro promove o lançamento de duas caixas de partituras: Pixinguinha: outras pautas e O carnaval de Pixinguinha, que ao todo reúnem 69 arranjos do compositor. Além de composições próprias, estão nas caixas arranjos de Pixinguinha para músicas de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Anacleto de Medeiros, Donga e João da Bahiana.

Além das partituras, livretos informativos também compõem as caixas. Organizadas por Bia Paes Leme, Marcílio Lopes, Paulo Aragão e Pedro Aragão, as publicações jogam luz sobre a produção de Pixinguinha para o programa da Rádio Tupi O pessoal da velha guarda, no ar entre 1947 e 1952, capitaneado pelo lendário Almirante (Henrique Foréis Domingues), além de reflexões sobre os discos Carnaval da velha guarda e Assim é que é, gravados pela Sinter na década de 1950.

O lançamento desse material dá sequência ao trabalho iniciado em Pixinguinha na pauta, publicado em 2010 pelo IMS, e pretende homenagear um dos mais importantes compositores da música brasileira. Nas palavras de Paulo Aragão, “o pleno domínio da escrita orquestral popular de Pixinguinha e a riqueza do repertório fazem deste material um verdadeiro tesouro escondido, pouco conhecido entre os admiradores de Pixinguinha e mesmo entre os estudiosos de sua vida e obra”.

SERVIÇO
Pixinguinha – sopros, notas e composições
Com Bia Paes Leme e Carlos Malta
Data: Sábado, dia 30, às 20h
Estande do SESC na Bienal Internacional do Livro (rua K, 500)
Pavilhão de exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *