Esculturas de Antonio Spinosa chegam ao Shopping Ibirapuera

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 agosto, 2014 17:10

Esculturas de Antonio Spinosa chegam ao Shopping Ibirapuera

Fluidez, diferentes formatos e um acentuado jogo de luzes e sombras marcam a exposição de arte “Forma, luz e movimento”, que estará no Shopping Ibirapuera, de 4 a 28 de setembro. A mostra apresenta uma série de esculturas, produzidas em aço carbono pelo artista plástico Antonio Spinosa, e que passam para o espectador uma alusão de movimento e leveza, por meio da utilização de diferentes cores, figuras e luzes.

Conhecido por suas esculturas “deitadas”, inseridas no chão ou suspensas no ar, Spinosa apresenta sua arte de uma forma inusitada para o público. Buscando transmitir o significado de movimento em ondas, ponto de partida de sua criação, o escultor utiliza tanques de vidro com água, como base de suas obras. “Para valorizar a forma utilizo a oscilação da água e a luz como elementos de maior importância em minha obra”, relata Spinosa, que conta com mais de 30 anos de carreira como artista plástico, tendo seu trabalho exposto em locais como MuBe de São Paulo, Casa Cor e na Galeria Unit 24 em Londres.

Sempre com um desempenho meramente funcional nas exposições, a iluminação entra com um papel de destaque na mostra. Nas mãos de Spinosa, o brilho das lâmpadas vira poesia nas nuances das dobras do aço. “É como esculpir o que não tem volume, tornando real aos olhos do espectador a forma daquilo que é o sentimento no momento da criação”. Na visão do artista, é interessante o fato de que as pessoas não vão para uma exposição pensando em ver a luz que ilumina as obras. “Nesta mostra do Shopping Ibirapuera, a luz, que é vibração e ondas ao mesmo tempo, tem relação direta com o movimento da água refletida nas esculturas”, explica.

Aberta ao público e com entrada gratuita, a exposição tem curadoria da argentina, María Perossa, perita na avaliação de obras de arte, curadora do Museu de Arte Contemporânea Lucy Mattos, consultora de investimentos em arte e diretora da empresa Via Artis – Artes e Antiguidades.

Ao visitar a exposição, o público encontrará mais de 15 esculturas de aço carbono dispostas em uma estrutura criada especialmente para apresentar a visão do artista. Uma inusitada brincadeira de “Forma, luz e movimento”…

SERVIÇO
Exposição Forma, luz e movimento
Artista: Antonio Spinosa
Período: 4 a 28 de setembro – diariamente
Horário: das 10h às 22h
Shopping Ibirapuera
Local: Piso Moema – ao lado do Itaú.
Endereço: Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)
Visitação Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 agosto, 2014 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais