Festival de Cinema Lésbico celebra diversidade no MIS em agosto

O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta, de 28 a 30 de agosto, o Festival de Cinema Lésbico. Com entrada gratuita, a mostra exibirá filmes e documentários no Auditório LABMIS (64 lugares). Além disso, após as sessões de Lésbicas no Brasil e São Paulo em Hi-Fi, haverá debate com os diretores, também gratuito.

MIS-Festival de Cinema Lésbico-25AGOSTO2014-1

O Festival celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, criado em dia 29 de agosto de 1996, na cidade do Rio de Janeiro – quando ocorreu o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) promovido pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

Para comemorar a data, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, e em parceria com Diversa Arte e Cultura e o Museu da Imagem e do Som (MIS), realiza p Festival. Confira, abaixo, a programação completa:

28.08, quinta-feira

18h – Cassandra Rios: a Safo de Perdizes – dir. Hanna Korich, 2003, 62min, DVD, 16 anos (foto acima)
Cassandra Rios foi uma escritora polêmica que ficou conhecida pela ousadia de suas obras, consideradas por alguns pornográficas, por outros irresistíveis.

Na década de 1970, foi das autoras brasileiras que mais vendeu livros e também uma das mais perseguidas pela ditadura militar. Pode-se dizer que foi a primeira escritora brasileira a mostrar a mulher como um ser sexual e, mais ainda, a primeira a ter coragem de retratar as homossexuais. Neste vídeo, amigos, estudiosos, familiares, leitores, colegas falam de Cassandra Rios e prestam tributo à sua coragem e pioneirismo. Câmera de Cadu Silva, trilha sonora (linda, em cima de dois poemas da própria Cassandra) de Laura Finocchiaro.

19h10 – Meu mundo é esse – dir. Márcia Cabral, 2009, 15min, DVD, 12 anos

Em diferentes estados do Brasil, desenrolam-se histórias reais de discriminação. Mulheres lésbicas e negras contam como vivem, ganham dinheiro e o que esperam do futuro. Meninas de um Brasil multicolorido e facetado relatam suas vidas e histórias com as próprias vozes e olhares.

29.08, sexta-feira

18h – Lésbicas no Brasil (após o filme haverá um debate com a diretora)
dir. Maria Angélica Lemos, 2004, 50min, 16 anos

O filmemostra uma série de vivências e ações do movimento lésbico brasileiro por longo período até início dos anos 2000, recuperando parte da memória desse segmento social organizado, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

30.08, sábado

16h – São Paulo em Hi-Fi (após o filme haverá debate com o diretor)
dir. Lufe Steffen, 2013, 95min, DVD, 10 anos

São Paulo em Hi – Fi – Documentário histórico que resgata a era de ouro da noite gay paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 70 e 80 – a bordo das lembranças de testemunhas do período, trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da AIDS.

19h30 – Tomboy
dir. Céline Sciamma, 2012, 82min, DVD, 12 anos

Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.

SERVIÇO
Evento: FESTIVAL DE CINEMA LÉSBICO no MIS
Data: 28, 29 e 30 de agosto de 2014 | Horário: consultar acima
Local: Auditório LABMIS (64 lugares)
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Gratuito
Informações para o público: 11) 2117 4777
Estacionamento conveniado: R$ 10. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *