Fundação Clóvis Salgado realiza a IV Mostra de Composição em Arte, com montagens autorais dos alunos do Centro de Formação Artística

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 agosto, 2014 10:03

Fundação Clóvis Salgado realiza a IV Mostra de Composição em Arte, com montagens autorais dos alunos do Centro de Formação Artística

Diferentes linguagens artísticas juntas no mesmo palco. Essa é a proposta da IV edição da Mostra de Composição em Arte, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado por meio do Centro de FormaçãoArtística – Cefar. O evento reúne apresentações autorais dos alunos dos cursos de DançaMúsica e Teatro do Cefar e promove o intercâmbio do conhecimento em diferentes práticas do saber artístico.

Criada em 2010, a Mostra de Composição em Arte é um incentivo à produção autoral dos alunos do Cefar e também representa um momento para que os corpos docente e discente experimentem, na prática, funções diferenciadas do cotidiano.

A coordenadora do curso de Teatro, Letícia Castilho, explica que a rotina dos professores e alunos, para a composição da mostra, envolve várias etapas do processo de criação. “A elaboração dos trabalhos passou por diversas escalas, como direção, dramaturgia, atuação, criação de desenhos sonoros e a iluminação, autoria de composições performáticas, coreográficas e musicais. A partir dessa experiência, o contato com a dinâmica artística se torna muito mais enriquecedor”, frisa.

Letícia Castilho ainda destaca o caráter interdisciplinar da mostra, já que as montagens selecionadas para o evento possuem um diálogo aberto entre os três cursos da FCS. “O processo curatorial da mostra privilegiou os trabalhos dos alunos que possuíam um diálogo amplo com a dança, a música e o teatro. Esse processo é muito importante para que os estudantes compreendam a dinâmica do palco”, aponta.

Já a coordenadora assistente do curso de Dança, Tiça Pinheiro, comenta que esse “encontro das disciplinas durante o processo de criação dos trabalhos é um passo adiante para a formação dos alunos, que passam a ter uma visão mais abrangente da produção artística”, ressalta.

Lugar comum para obras incomuns – O programa de apresentações da mostra reúne nove criações artísticas que exploram diversas vertentes. Entre montagens, canções e performances, a tônica do espetáculo fica a cargo da interdisciplinaridade presente nos trabalhos.

Durante os dois dias da mostra, o público pode conferir trabalhos inspirados em textos de Vinicius de Moraes, como a criação coletiva Nesse Minuto, Balada para 4 mocinhas e O Amor dos Homens; além do monólogo Dejeto Secreto de Ofélia e peças musicais, como Últimos Dias de Julho.

SERVIÇO
Mostra Composição em Arte com alunos do Cefar
Data: 26 e 27 de agosto
Local: Teatro João Ceschiatti
Horário: 19h30
Entrada gratuita – com retirada de ingressos 30 minutos antes do espetáculo
Classificação: livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 agosto, 2014 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais