Espaço Furnas Cultural apresenta Projeto PianoBossaJazz com o show Marcos Valle

O cantor, compositor e instrumentista Marcos Valle, autor de clássicos como Samba de Verão, e Preciso Aprender a Ser Só, prossegue com as comemorações dos seus 70 anos e 50 anos de carreira no Rio de Janeiro, no projeto PianoBossaJazz, com o show Marcos Valle – 70 AnosnoEspaço Furnas Culturaldias 30 e 31 de agostosábado e domingo.

Valle é sem dúvida um dos maiores compositores da MPB. Autor de mais de 300 canções e com 23 álbuns lançados, já foi gravado por artistas como Elis Regina, Tim Maia, Roberto Carlos, Diana Krall, Sarah Vaughan, Chicago e Dizzy Gillespie, entres outros.

Marcos Valle se destacou internacionalmente como compositor, pelo seu estilo diferenciado. Sua música é resultado de muitas influências que permearam sua vida, desde a bossa nova, baião, pop, soul, black music, jazz, dance music e até a música eletrônica e o rap.  Compôs também trilhas sonoras de filmes e de várias novelas, assim como trabalhou com uma infinidade de artistas do Brasil e do exterior. É autor também de canções de sucesso em parceria com artistas internacionalmente reconhecidos como João Donato, Ed Motta, Paulo Sérgio Valle, Nelson Motta, Lulu Santos, Marcelo Camelo, Jay-Z e Kanye West, entre outros.

Para celebrar seus 70 anos e mais as cinco décadas de trabalho, Marcos lançou no final do ano passado um álbum comemorativo, gravado ao vivo no RJ, ao lado da cantora de jazz americana Stacey Kent, em que interpretam alguns de seus clássicos, além de músicas inéditas – o Marcos Valle e Stacey Kent – Ao Vivo. A história do CD teve início em outra importante data: os 80 anos do Cristo Redentor, em 2011. Valle foi convidado a fazer um dueto com uma cantora estrangeira, fã de sua obra: Stacey Kent. Juntos interpretaram o clássico Samba de Verão – uma das canções mais regravadas mundo afora – e o evento selaria a amizade e a parceria com a cantora e seu marido, o saxofonista Jim Tomlinson, com os quais gravou este disco.

“As coisas aconteceram naturalmente. Não foi planejado lançar esse disco. Mas esse álbum se tornou o meu comemorativo dos 50 anos de carreira e 70 anos de vida. Ali, tem a respiração da música ao vivo. Eu pensei: esse é o disco ideal para marcar toda essa história”, conta Marcos Valle.

Acompanhado pelos músicos Patrícia Alví, voz, Jessé Sadoc, no trompete e flugelhorn, Marcelo Martins, no sax e flauta, Mazinho Ventura, no baixo, e Renato “Massa”Calmon, na bateria, o artista traz no repertório do show canções como Com Mais de 30Esperando o MessiasArranca Toco e mais algumas músicas presentes neste seu álbum comemorativo com a Stacey como BatucadaOs Grilos, Samba de Verão e The Face I Love (Seu Encanto), The Answer (A Resposta) e Preciso Aprender a Ser Só (If You Went Away).

Dos 50 anos de carreira, Marcos Valle destaca dois momentos marcantes: o início e a fase atual. “Quando o Tamba Trio gravou minha música em 1963 (Sonho de Mariaintegrou o álbum Avanço, do trio carioca) e começou a tocar no rádio. Aquilo foi realmente incrível. E um segundo momento: o atual. Depois de 50 anos de carreira, e agora com 70 anos, as coisas poderiam estar mais mornas. Eu poderia estar mais em casa, sem trabalhar tanto. E, na verdade, o que está acontecendo é o contrário. Está tudo fervendo. Isso é muito bom!”, garante o artista.

No ano passado, o compositor teve parte de sua carreira discográfica contemplada em duas caixas: Marcos Valle Tudo (EMI)Marcos Valle – Anos 80 (Selo Discobertas). E em dezembro gravará o DVD ao vivo do álbum com Stacey Kent, durante uma temporada de 10 shows que realizará entre 09 e 13 de dezembro em um dos clubes de jazz mais respeitados no mundo, o Birdland, em Nova York.

SERVIÇO
Projeto PianoBossaJazz – Marcos Valle – 70 anos
Datas: 30 e 31 de agosto, sábado e domingo
Horários: sábado, 20hs e domingo: 19h
Local: Espaço Furnas Cultural
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo
Tel: 2528- 5166
Capacidade: 170 lugares
Classificação: livre
ENTRADA FRANCA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *