Trio de ilustradores batem papo no Sesc Piracicaba sobre a profissão e o mercado atual

Baptistão, Bruno Hamzagic e Rafael Corrêa, trio de feras na ilustração, cartuns e tiras, realizam um bate-papo no Sesc Piracicaba no próximo domingo, 24 de agosto, às 14h no Teatro da unidade. A participação é gratuita e para participar é preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

Os três profissionais já participaram do Salão de Humor de Piracicaba, que está em sua 41ª edição, e uma das propostas desse encontro é também comemorar a abertura de mais uma edição no município. Na ocasião, o cartunista Rafael Corrêafalará sobre a realidade dos autores de sua geração, as dificuldades das publicações, crowdfunding e os novos desafios da internet. Apesar de receber prêmios de diversos lugares do mundo, Corrêa conta que ainda existe dificuldade em se estabelecer no mercado na profissão. “O reconhecimento é bem grande, mas as dificuldades para publicar continuam, tanto para os veteranos como para os iniciantes”, comenta.

Há aproximadamente 30 anos no mercado de ilustração, o ilustrador do Estadão desde 1991 e colaborador das revistas Carta Capital e Veja, desde 1995 e 2004, respectivamente, Eduardo Baptistão também fará parte do bate-papo sobre o mercado de trabalho para os ilustradores e também cartunistas. “O mercado de trabalho para iniciantes talvez esteja mais difícil hoje por conta do futuro incerto dos veículos impressos. Mas, por outro lado, com a internet, há muitas possibilidades novas a serem exploradas”, comenta Baptistão, que considera Piracicaba como uma cidade privilegiada por possuir o Salão de Humor que é o mais respeitado e prestigiado do mundo e que revela todos os anos artistas que se tornam grandes profissionais. “Para mim funcionou como grande potencializador do meu nome e do meu trabalho e acredito que ainda seja assim com os novos artistas também”, conclui.

Bruno Hamzagic possui 15 anos de experiência em arte digital e pretende mostrar no bate-papo um pouco do seu trabalho com animação, ilustração e como diretor de arte também. “O meu trabalho tem sido relativamente reconhecido, principalmente, no que diz respeito à caricatura”, conta. Em 2012 e 2013 foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e atualmente trabalha a primeira publicação autoral, segundo ele, “graças ao grande prêmio em Piracicaba, quando comecei a receber convites a mostrar e workshops junto a artistas que admiro”.

SERVIÇO
Bate-papo – UM Q DE HQ
Olhares sobre a Ilustração
Data: 24, domingo, 14h
Sesc Piracicaba
Teatro
Grátis
Livre para todos os públicos
Retirada de ingressos com uma hora de antecedência

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *