Galeria Vilanova inaugura a exposição Recorte, da artista plástica Camila Alvite

A Galeria Vilanova abre a exposição Recorte, da artista plástica Camila Alvite, curadoria de Bianca Boeckel, com 14 pinturas que traçam um panorama de sua produção. A individual é composta pelas séries Piscinas, Clarabóias e Bichos, e apresenta imagens elaboradas por meio de recortes de ângulos, pontos de vista nos quais explora a luz, ou a falta dela, recriando imagens de elementos, da natureza e de ambientes.

Camila Alvite – Recorte

Em Piscinas, a artista recria na tela a perspectiva através de um item reconhecido, no espaço aberto ao infinito. Em Clarabóias, o processo de criação do espaço se dá inversamente às Piscinas – a perspectiva é marcada pela luz, dentro de um ambiente fechado. Já na série Bichos, tudo se torna deslumbramento estético. Oenquadramentofeito pela artista nestaprimeira fase de sua obradava destaque e protagonismo a formas e objetos – os recortes confundem, as formas se misturam e cabe ao olhar a definição das formas originais.

Nesta mostra, o objeto retratado se torna ideia, sentimento, presença. Uma lembrança trazida de seu conceito original, mas que não se encaixa naturalmente ao novo universo da pintura. Em geral, o fundo das telas possui um tom acinzentado, buscando uma relação com aquele lugar da memória que não é exatamente vívido, com aquilo que procuramos dentro de nós, para só depois ser transmitido. “Os objetos pintados trazem consigo recordações e sentimentos: uma cadeira vazia, solidão; um telefone, esperança. comenta Camila Alvite.

Camila Alvite – Recorte - divulgação

Com inspiração extraída tanto de sua imaginação como de sua fundamentada observação das formas, Camila Alvite se utiliza de luz e cor, elementos que ora sobressaem, ora se fundem a um plano secundário cinza, o qual nos remete à inexatidão da memória. Nas palavras de Bianca Boeckel: “Lembranças e versões são trazidas aos olhos e, ao buscar nossas próprias definições, não mais nos limitamos.”.

SERVIÇO
Camila Alvite – Recorte
Curadoria: Bianca Boeckel
Abertura: 12 de agosto de 2014, terça-feira, às 19h
Período: 13 de agosto a 9 de setembro de 2014
Local: Galeria Vila Nova
Endereço: Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Horário: Terça-feira a sábado, das 12 às 18h
http://www.galeriavilanova.com.br
Tel.: (11) 2691-1190

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *