Casa de Cláudio de Souza recebe o projeto “Com rima vai bem, sem rima também”

De volta à Casa de Cláudio de Souza, o encontro cultural “Com rima vai bem, sem rima também” já tem data marcada para acontecer: dia 22 de agosto, às 10 horas. O evento visa reunir alunos a partir do 5º ano para conhecer um pouco mais sobre o mundo encantado da poesia. As responsáveis pelo projeto, que possui entrada franca, são as poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke. Escolas interessadas devem fazer o agendamento prévio.

Na ocasião, não haverá apenas declamação de poesia das autoras. O encontro será dividido em etapas, entre elas, apresentação de vídeos, músicas e jogos interativos, além de apresentar a obra de diversos poetas e os livros das poetisas. “Poder realizar um projeto deste porte é um orgulho para nós, pois ser poeta nos dias atuais, diante do quadro de violência que nos assola, confesso não ser nada fácil. Tentar passar aos jovens um pouco dessa magia é tarefa que resolvemos fazer com todo amor desde o lançamento do nosso primeiro livro”, explica Lindalva.

Juntas, as profissionais, formadas em letras e pós-graduadas em Língua Portuguesa, já lançaram três livros, e foi a partir daí que surgiu a idéia do projeto. Após lançarem “Quatro formas de sentir”, em maio de 2004, Kátia e Lindalva passaram a se apresentar em escolas com o intuito de incluir a poesia na vida dos alunos. “A intenção é mostrar o poder da leitura e a diferença entre ler e interpretar uma poesia, fazendo com que percebam através dos versos, toda a carga de sentimentos e emoções do e tudo que pode estar embutido em um poema”, diz Kátia.

Dando continuidade ao projeto que já estava em andamento, foi lançado na Bienal do Rio, em setembro de 2010, o segundo livro chamado “Com rima vai bem, sem rima também”, pela editora Litteris e o SINPRO-RIO. Exatamente três anos depois, pela mesma editora e no mesmo local, as poetisas apresentavam seu terceiro livro: “Amor Bilíngue/ Bilingual Love”. Desde então, as autoras já fizeram parte de sete Bienais do Livro, sendo uma delas a de Frankfurt, quando levaram sua primeira obra, o “Quatro formas de sentir”.

O projeto já foi apresentado em diversas escolas da rede municipal de ensino do Rio de janeiro com apoio de professores e diretores dos respectivos estabelecimentos com total aprovação e, inclusive, no Sindicato dos professores do Rio de Janeiro. Escolas interessadas devem fazer o agendamento prévio através do e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇO
Projeto Com rima vai bem, sem rima também
Data:
22 de Agosto
Horário: 10h
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *