VENTOS DE AGOSTO é destaque no Festival de Locardo; Longa de Gabriel Mascaro chega em novembro no Brasil

Com ótima recepção por parte do público e crítica, VENTOS DE AGOSTO, primeiro longa de ficção de Gabriel Mascaro, estreou no 67º Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. Selecionado para a principal competição do evento, concorreu ao Leopardo de Ouro e lotou todas salas em que foi exibido, inclusive uma para 3 mil pessoas. O sucesso foi tanto, que o Festival decidiu criar uma sessão extra para o filme. Aqui no Brasil, tem estreia prevista para novembro, distribuído pela Vitrine Filmes.



Veja o que disse a crítica especializada sobre o filme: 

Screen International: “Com um enredo cativante e uma bela história, VENTOS DE AGOSTO de Gabriel Mascaro é um filme simples, porém fascinante. No filme também tem senso de humor, Mascaro consegue equilibrar seu devaneio com o clima e o poder dos ventos e do mar com momentos genuinamente divertidos. Dandara de Morais está excelente.”

Indiewire: “Impressionante estreia, encantadora, elegante, lírica. Apesar de serpentear ao longo do caminho, o filme chega em um final maravilhoso que consegue apresentar suas principais ideias em um final eloquente. Ainda, como uma primeira experiência, é uma realização impressionante que consegue fazer uso de pequenos e delicados fragmentos para explorar um quadro maior, colocando em sintonia o local e o atemporal.”

Swiss National TV and Radio (SFR): “O filme é ao mesmo tempo engraçado e emocionante e traz um trabalho refinado do simbolismo que se torna perceptível apenas em retrospectiva. É um filme delicado que combina sexo e morte, vento e esperança, etnografia e ficção em uma quieta, quase fugaz história.”

Der Landbote (CH): “Um ponto brilhante na monótona competição foi trazido por VENTOS DE AGOSTO de Gabriel Mascaro.”

Coming Soon IT: “Um filme que examina sua atmosfera: uma sincera jornada de iniciação com uma bela originalidade formal, que capta os ventos do título e nos proporciona a experiência de vivê-los em sua eterna indiferença aos acontecimentos humanos.”

Ventos de Agosto-FESTIVAL DE LOCARDO-14AGOSTO2014-02

Sinopse: Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na Vila para registra o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar. 

VENTOS DE AGOSTO contou com um elenco de atores e não atores. O par central foi um dos poucos elementos que já estavam previstos no roteiro quando Mascaro e sua equipe se instalaram nos povoados alagoanos. Shirley, vivida pela atriz Dandara de Morais, não tinha um roteiro, sua atuação era baseada no improviso. A filmagem e a montagem ocorreram simultaneamente, pois, como expõe o diretor: “tudo foi pensado para incorporar o imprevisto, apropriar-se das coisas que iam surgindo”. 

O convite para participar do Festival de Locarno veio do representante do comitê de seleção, Sergio Fant, que havia visto o filme na quinta edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, em maio, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Sua participação no Festival contou com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE.

O diretor, conhecido por documentários como UM LUGAR AO SOL e DOMÉSTICAS, cita como inspiração o documentarista holandês Joris Ivens, que no apogeu de sua carreira, decidiu filmar o vento e explica: “no meu filme, não filmo o vento mas o som do vento, o pensar o mundo através do som do vento, conhecendo a área de convergência dos ventos”.

Ficha Técnica

ventos de agosto
2014 | Brasil | Ficção | 77 min
Direção: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro e Rachel Ellis
Elenco: Dandara de Morais, Geová Manoel dos Santos, Maria Salvino dos Santos, Antônio José dos Santos e Gabriel Mascaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *