Sesc São José dos Campos recebe o 4º módulo do projeto Lugares da Cultura

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 11 agosto, 2014 14:07

Sesc São José dos Campos recebe o 4º módulo do projeto Lugares da Cultura

Dias 26 e 27 de agosto, terça e quarta, às 19h, o Sesc São José dos Campos recebe o 4º módulo do projeto Lugares da Cultura.

O encontro, que aborda o tema Cultura e Memória, é uma parceria inédita com a Fundação Cassiano Ricardo e tem por objetivo trazer questões que permeiam o universo da gestão cultural.

Os profissionais Marcos Pompéia, Karen Worcman e Anna Beatriz Ayroza Galvão abordam conceitos de patrimônio cultural, enfatizando a memória como bem cultural, além de questionar formas de preservação e salvaguarda dos bens culturais materiais e intangíveis.

Palestra e Mesa de Debates

No primeiro dia, ocorre uma palestra com a presença de Marcos Pompéia, filósofo e atuante em diversos projetos culturais e educativos, entre eles Museu da Língua Portuguesa e série “O Povo Brasileiro”.

No dia seguinte, haverá mesa de debates com Karen Worcman – Fundadora e diretora do Museu da Pessoa de São Paulo e Fellow da Ashoka Empreendedores – e Anna Beatriz Ayroza Galvão – Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e acontecem entre os dias 12 e 19 de agosto, unicamente pela Internet, no endereço: www.sescsp.org.br/lugaresdacultura.

A confirmação da inscrição somente se dará pela retirada do ingresso, exclusivamente pelo candidato munido de documento de identidade (RG), nos dias 19, 20 e 21/08, das 13h às 21h30, na Central de Atendimento do Sesc São José dos Campos.

O acesso para inscrições também poderá ser feito no espaço Internet Livre do Sesc São José dos Campos, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

No dia seguinte ao encerramento das vagas no formulário de inscrição e até o dia 21/08 (quinta-feira), será disponibilizada lista de espera para eventuais vagas remanescentes, na Central de Atendimento do Sesc São José dos Campos, com inscrições presenciais ou pelo telefone (12) 3904 – 2000.

O projeto

A gestão cultural vem sendo objeto de crescente interesse para os profissionais envolvidos com a cultura. Artistas, gestores, educadores e outros apaixonados pelo tema buscam cada vez mais se apropriar dos conceitos ligados a essa área de estudo, de modo a conhecerem seu campo de trabalho e a qualificarem suas ações.

Voltados prioritariamente aos profissionais que atuam na área, os encontros têm o objetivo de permitir o aprofundamento de conceitos por meio de palestras com alguns dos principais teóricos da cultura, além de promoverem a discussão sobre o encontro entre teoria e prática, nos debates com profissionais de grande experiência na produção e na gestão culturais.

Aliados aos textos de apoio, especialmente elaborados pelos convidados para a preparação dos participantes, os encontros do projeto Lugares da Cultura se constituem em oportunidades singulares para o aprimoramento profissional dos trabalhadores da cultura na cidade de São José dos Campos e na região.

A programação é composta por sete módulos que tratam respectivamente dos seguintes temas: Conceitos de Cultura; Cultura e diversidade; Cultura e educação: intersecção e limites; Cultura e Memória; O contemporâneo na cultura; Territórios da cultura e o lugar das políticas públicas e privadas; e Públicos da Cultura.

Entre os convidados estiveram nomes como Ana Mae Barbosa, Célio Turino, Danilo Santos de Miranda, Dennis de Oliveira, Dilma de Melo, Marco Aurélio Máximo Prado, Renato Janine Ribeiro, Teixeira Coelho, entre outros.

Lugares da Cultura

Agosto

Cultura e Memória
26 e 27, terça e quarta, às 19h.
Patrimônio cultural: formas e locais de preservação e salvaguarda dos bens culturais materiais e intangíveis. A memória como bem cultural.

Setembro

O contemporâneo na cultura
Dias 23 e 24, terça e quarta, às 19h.
Os sentidos da cultura na atualidade. Cultura e entretenimento. Significados e valores da produção contemporânea.

Outubro

Territórios da cultura e o lugar das políticas públicas e privadas
Dias 21 e 22, terça e quarta, às 19h.
As definições de política cultural. Os diferentes agentes no cenário das cidades. Ações públicas e privadas para o campo da cultura.

Novembro

Públicos da Cultura
Dias 25 e 26, terça e quarta, às 19h.
Públicos frequentadores de espaços culturais. Planejamento, mediação e avaliação das ações culturais para públicos específicos.

SERVIÇO
Projeto Lugares da Cultura
Palestra e Mesa de Debates
Cultura e Memória
Datas: 26 e 27 de agosto, terça e quarta, às 19h
Com Marcos Pompéia, Karen Worcman e Anna Beatriz Ayroza Galvão.
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Auditório
Grátis
Vagas limitadas
Recomendação etária 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 11 agosto, 2014 14:07


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!