Shopping Ibirapuera apresenta exposição de fotojornalismo “Retratos da Copa” com diferentes enfoques do último Mundial

O ano de 2014 sempre será lembrado como o ano da Copa do Mundo no Brasil. Seja pela tensão antes do campeonato, com manifestações em todo território brasileiro, ou pelo inesperado final entre Alemanha e Argentina, com certeza este Mundial ficará na memória de muitos brasileiros. E quem melhor para eternizar este momento, do que o olhar imparcial de alguns dos melhores repórteres fotográficos da imprensa brasileira? É exatamente esta a proposta da exposição “Retratos da Copa”, que ocorre gratuitamente no Shopping Ibirapuera. De 05 a 31 de agosto, os visitantes poderão reviver os momentos mais marcantes da “nossa” Copa, por meio de 80 imagens captadas pelas lentes de 57 fotógrafos de importantes veículos de comunicação.

Idealizada em conjunto com a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (ARFOC-SP), a mostra “Retratos da Copa” tem o intuito de ser apresentada com o tema ainda vivo na memória das pessoas, oferecendo imagens vistas nas revistas, jornais e sites de todo Brasil em tamanho ampliado, para eternizar o trabalho destes fotojornalistas.

“É uma maneira de darmos uma sobrevida à fotografia, que normalmente dura 24 horas no jornalismo. Além disso, o público poderá contemplar as imagens em outro formato e em um local em que normalmente as pessoas não têm muita pressa e assim, poderão fazer leituras e releituras do mundial com seus heróis e vilões”, conta Nilton Fukuda, diretor de marketing e cultura da ARFOC-SP.

Os laranjas da Copa – Moacyr Lopes Junior, Eduardo Anizelli, Levi Branco, JF Diório e Rubens Cavallari são alguns dos repórteres fotográficos que contam com seus trabalhos expostos na mostra e que vestiram o chamativo colete laranja, que os identificava como profissionais da imprensa durante o Mundial. Incluindo ainda a rotina fora dos gramados, onde a única identificação era a câmera na mão e o crachá do veículo no pescoço.

Com determinação, estes profissionais deixam um legado em forma de imagens únicas. Detalhes como o lance dentro de campo que a televisão não mostrou, a provocação tradicional entre as torcidas, a descontração, alegria ou tristeza de jogadores e espectadores, e o momento único de sagrar uma seleção no time campeão do mundo. Nos bastidores destes cenários, está o fotojornalista com a única missão de contar, por meio da fotografia, esta história da Copa no Brasil, com todos os seus elementos.

No prefácio de Antero Greco, jornalista esportivo convidado para apresentar a exposição para o público em forma de palavras, “as imagens estão aí, para relembrar 31 dias especiais, entre junho e julho. O mês em que o País se expôs, com o que tem de deslumbrante e de angustiante,  de brilho e de obscuro”, diz destacando ainda o trabalho minucioso, onde “cada foto é uma obra-prima, com a marca, o suor, a garra e o caráter do respectivo autor”.

SERVIÇO
Exposição Retratos da Copa
Período: 5 a 31 de agosto – diariamente
Horário: das 10h às 22h
Shopping Ibirapuera
Endereço: Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)
Local: Piso Moema – ao lado do Itaú
Visitação Gratuita
Tel: (11) 5095 2300

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *