Sesc SP apresenta Mostra ComKids 2014 com curtas para crianças e adolescentes

Durante os sábados do mês de agosto (09, 16, 23 e 30), o Sesc Piracicaba exibe a Mostra Audiovisual ComKids que traz produções de qualidade voltadas para as crianças, suas famílias e educadores com o objetivo de difundir conteúdos audiovisuais de qualidade produzidos no mundo todo. Com filmes de no máximo 25 minutos, as exibições acontecerão sempre às 11h no Teatro da unidade.

Sesc Piracicaba-Mostra ComKids 2014-PROMO-04AGOSTO2014-01 Sesc Piracicaba-Mostra ComKids 2014-PROMO-04AGOSTO2014-02

A Mostra ComKids contempla uma vasta produção audiovisual que contribui para a ampliação do universo cultural por meio da possibilidade de estabelecer um debate aberto e inovador sobre temas diversos e pertinentes à cultura da infância. Sendo assim, a ComKids é considerada mais um espaço gratuito com o propósito de difundir novas produções e possibilitar o acesso democrático a elas. O Sesc acredita na força criativa das obras audiovisuais que revelam mundos desconhecidos, narrativas e personagens inspiradores para estimular as crianças a serem eles mesmos, em todas as suas potencialidades e por isso convida o público para entrar nessa viagem, fruir a beleza e a poesia dos filmes que revelarão um universo sedutor, provocando a reflexão sobre questões da infância, mas, sobretudo encantamento.

Sobre o projeto ComKids

Teve início em 2010 com o foco na possibilidade da criança descobrir-se, inventar-se, criar, ter contato novos mundos e, especialmente, ser estimulada em toda sua potência. A partir da percepção de que o setor de mídia e cultura para a infância e para a adolescência foi elaborada a Maleta Prix Jeunesse – iniciativa da Fundação Prix Jeunesse para mobilizar os variados atores envolvidos na produção audiovisual com conteúdos culturais de qualidade para estes públicos.

Dentre as atividades do Com.Kids está o Festival Prix Jeunesse Iberoamericano que premia e debate produções de qualidade para crianças e adolescentes na região e que, desde a primeira edição brasileira em 2009, conta com a colaboração da versão internacional que acontece na Alemanha já há 40 anos.

Confira abaixo a sinopse de cada filme e sua data de exibição:

Dia 09/08 – 11h

João, o galo desregulado
Camila Carrossine e Alê Camargo, Buba Filme / Brasil, 2013, 10’
Baseado em fatos reais, o musical narra a história de João, um galo com um comportamento atípico que chegou a ficar famoso por cantar na hora que bem queria. Foi surpreendido pelas mudanças no tempo e por uma inesperada transferência de morada. As pessoas não imaginavam a tristeza que a ausência do galo causaria e, então, ele era lembrado todas as vezes que o vento soprava.

Julieta de Bicicleta
Marcos Flávio Hinke, Jaqueline M. Souza, Usina Audiovisual (Curitiba), Brasil, 2012, 10’31’’
Julieta é uma menina certinha e que gosta de tudo no seu devido lugar. O seu único medo é o inesperado. No dia de seu aniversário ela ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque. Mas o inesperado está logo à frente, virando a esquina.

De conto em conto
Makena Lorenzo, Lucia Colombo, Banda Aparte (Buenos Aires), Pakapaka, Argentina, 2012, 12’50’’
Wang Li, um menino, quer convidar um terrível dragão ao seu aniversário. É claro que é impossível fazer chegar esse convite a ele, explica sua mãe, pois em sua vila nenhuma pessoa o viu, apesar do medo que as pessoas têm dele. Mas Wang Li não faz caso e decide ir ao encontro do dragão sozinho.

O Pequeno Monstro
Nildo Ferreira, Kauê Nunes, Ana Cláudia Rodrigues, Instituto Oficinas Querô,
Brasil, 2012, 5’45’’
Miguel é um menino de oito anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. Incentivado por sua imaginação, revela em uma redação feita para a escola os mistérios sombrios que descobriu no dia-a-dia de sua família formada por monstros.

Brincando com a água – Nieve
Juan Manuel Costa, Lucia Colombo, Pakapaka, Argentina, 2012, 2’40’’
Lila e Nico são dois irmãos curiosos que brincam com diversos materiais, experimentando e construindo diferentes sistemas relacionados à água. O pássaro Enrique é quem acompanha os meninos nas aventuras. Em Nieve, Lila e Nico se aventuram numa brincadeira na neve que os levará a encontrar um inesperado lago escondido debaixo de um grande iceberg.

Hora da Yoga – Pati e Ani: com confiança
Diana Rico e Richard Décaillet, 4direcciones audio-visual (Bogotá), Señal Colombia – Villegas Editores -Pakapaka – CNTV – AF 097, Colômbia, 2012, 7’53’’
Nesta série animada, veremos oito vacas de diferentes raças que praticam yoga. Um gato guru travesso e curioso, flexível e indiferente, é o instrutor dos exercícios de yoga. No episódio, Swamichico, o gato guru, convida as crianças a praticar yoga com Paty e Ani, duas vacas artistas e artesãs. Swamichico se despede recordando a todos que o amor que o mundo precisa está guardado no coração de cada um.

Dia 16/08 (sábado) – 11h

Disque Quilombola
David Reeks, Gabriela Romeu, Estúdio Veredas (São Paulo),TV Brasil Brasil, 2011, 13’
Em Disque Quilombola, crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e, em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

Família Imperial – 07 de Setembro
Cao Hamburger, Gabriel Barros, Teo Poppovic, Renata Wolter, Primo Filmes, Globo Filmes, Canal Futura, Brasil, 2012, 24’39’’
Iara Imperial é uma menina diferente: suas roupas são de brechó, seus discos de vinil e gosta muito dos livros de história. Encontra a Penteadeira Encantada, um móvel velho e misterioso por meio do qual ela conhece Lucrécia Imperial, sua tatatataravó. Mesmo separadas por 200 anos, as duas meninas têm o mesmo desejo: fugir de suas realidades. E fazem isso levando junto seus irmãos caçulas, Jonas e Alphonso, respectivamente.

Migrópolis
Karolina Villarraga, Carlos Smith, hierroanimación, señalcolombia,Colômbia, 2012, 7’
Tomi, um menino de origem colombiana, compartilha suas experiências com outras crianças de todo o mundo que, como ele, foram viver em outro país. Dessa forma, todos constroem um universo fantástico chamado Migrópolis. As vozes das crianças são resultado de um processo de entrevistas documentais sobre as quais se constrói um mundo audiovisual de vivências e personagens combinando animação 2D e 3D. Suas vivências mescladas com imagens que surgem de sua fantasia nos falam de migração através dos seus olhares desprevenidos e cheios de surpresas.

Niña Ají – Popular o normal (Menina Pimenta – Popular ou normal?)
Ximena Stahelin e Daniel Arce, Domo Animato e Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones, Colômbia, 2013, 2’
Nina é uma menina de 13 anos que tem que lidar com seu peculiar coração: uma pimenta vermelha daquelas bem apimentadas. É uma comédia com a mensagem de autoaceitação e tolerância. Neste capítulo, Nina está no seu quarto desenhando um coração e descrevendo as pessoas ao seu redor. Enquanto isso, um guaxinim descobre o efeito que a pimenta tem sobre ele. Este é o primeiro episódio da série, onde são apresentados os personagens principais.

Dia 23/08 (sábado) – 11h

El mundo animal de Max Rodríguez
Maritza Sánchez, Diana Narvaez, Tribu 70 (Bogotá), Señalcolombia, PakaPaka, Centro Ático,Mincultura/ANTV e TVEcuador,Colômbia, Argentina e Equador, 2013, 12’
Max Rodriguez, um extravagante e inexperiente explorador, aprendeu o pouco que sabe de natureza vendo documentários. Na companhia de sua fiel ajudante e amiga, a iguana Chambimbe decide empreender uma viagem pela América Latina em busca das espécies mais selvagens e menos conhecidas do continente. Sua missão: indagar sobre os hábitos de cada espécie. O desafio, encontrar os animais e documentá-los. Por que tomar o caminho curto e seguro se existe o longo e perigoso?

Mi Abuela
Carlos Eduardo Smith Róvira, HIERROanimación (Bogotá), Colômbia, 2012, 8’8’’
Uma menina de sete anos passa um fim de semana na casa da sua avó no campo. Ela está com medo da pele enrugada da avó e imagina a velhinha como se fosse uma grande árvore nodosa. A pequena terá que superar seu medo para estar perto da avó.

O Gigante
Julio Vanzeler, Luís da Matta Almeida, Igor Pitta Simões, Pilot Design, Zeppelin Filmes, Sparkle Animation, Abano Producións, Brasil/Portugal, 2012, 10’30’’
Uma menina viaja no coração de seu pai que é um gigante. E o coração do gigante é aberto precisamente para que possa abrigar toda a ternura que ele tem para dar a ela. A menina conhece a realidade através daquilo que o gigante oferece, e dos desenhos que ele faz. Mas chega o momento em que ela quer conhecer a realidade por si mesma e traçar os seus próprios caminhos.

La Lleva Internacional – Providencia (dublagem)
Claudia Bautista Arias, Claudia Patricia Rodríguez, Ministerio de Cultura de Colombia, Señalcolombia, Canal Pakapaka, Habitación 15 Universidad De Guadalajara Canal 44, Funglode, Colômbia, Argentina, México e República Dominicana, 2011, 24’
Neste reality de aventura e cultura, meninos e meninas conhecem lugares que nunca imaginaram, fazem novos amigos e aprendem a valorizar a riqueza da diversidade. No episódio, Camilo, um menino que anda de patinete no seu bairro todos os dias e quer estudar medicina quando crescer, viaja à Providencia para conhecer Charimar, que lhe preparou boas-vindas com música, danças e comida tradicional desta ilha do Oceano Atlântico. Também descobrirá as maravilhas do arrecife de coral.

Dia 30/08 – 11h

Sonhando passarinhos
Bruna Carolli, Iberê Carvalho, Pavirada Filmes (Brasília), Brasil, 2011,12’
Era uma vez uma menininha que olhava para o céu e nele enxergava a felicidade. Uma felicidade feita de sonhos, passarinhos e pregadores de roupa.

El viejo calefón
Tunda Prada, Lamano Estudio (Montevideo), TNU, Uruguay, 2011, 09’40”
Em uma casa normal ocorre um acontecimento mágico: os utensílios de banho se comunicam com o menino Mateo e pedem sua ajuda para que o velho aquecedor de água não morra de tristeza. Ao longo da história, Mateo descobre a verdadeira importância da água na vida de todos.

Design Ah!
Masakazu Sato, Japão, 2011, 15’
Design Ah! mostra para as crianças como o design pode tornar a vida das pessoas mais divertida e criativa.

¿Con qué sueñas? – Italo Vásquez Castillo (dublagem)
Paula Gómez Vera, Mi Chica Producciones (Santiago), CNTV e TVN, Chile, 2010, 29’ 48”
Italo Vásquez tem oito anos e mora em Las Águas, na Cordilheira de Nahuelbuta, ao sul do Chile. O garoto e sua irmã caminham aproximadamente quatro horas diárias para ir e voltar da escola. Sem água potável nem luz elétrica, Italo e sua família vivem em uma precariedade que parece inverossímil para o século XXI. Apesar de todas as dificuldades, ele é um menino alegre e que nunca deixa de surpreender.

Trudi e Kiki
Eva Furnari, UM Filmes, TV Rá Tim Bum, Brasil, 2010, 7’
O belo é o bem. O feio é o mal. Afinal: quem é feio e quem é bonito? Uma troca de crianças por acidente provoca a discussão sobre o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social.

SERVIÇO
Evento: Sesc SP apresenta Mostra ComKids 2014 com curtas para crianças e adolescentes
Data: 09, 16, 23 e 30 de Agosto | Horário: 11h
Local: Teatro da unidade Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 Piracicaba
Classificação etária: livre
Ingressos: Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com 1 hora de antecedência.
Informações para o público: (019) 3437-9292
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *