Juliana Schroden expõe livro que aborda o cotidiano e as relações humanas

Foi lecionando para crianças do ensino fundamental que a escritora Juliana Schroden sentiu a necessidade de escrever seu primeiro livro: “A Aventura de Abaré”.

Ao contar quem é Abaré, Juliana não titubeou ao descrever e tecer elogios ao personagem que criou: “é um simpático papagaio que vive com seu amigo Membira e sua família em uma aldeia indígena nômade. Embora feliz, Abaré parte para a cidade em busca de aventuras. Neste percurso, conhece diversas crianças, que vivem em famílias muito diferentes, em ambientes urbanos bem variados. E nessa busca, ele faz uma descoberta reveladora”, contou.

Ainda sobre Abaré, Schroden acrescentou que o papagaio surgiu como o elo entre as famílias, de maneira que a história ficasse mais leve, já que A aventura de Abaré trata de assuntos delicados que se o personagem fosse humano seria mais denso. “Ao dar aula percebi o universo rico que envolve a infância e que eu poderia explorar outras formas de ensino para dialogar com as pessoas”, disse.

O livro escrito para um público de qualquer idade levou cinco anos para ser concluído, da criação à produção. “Ele tem 48 páginas e há um forte diálogo entre escrita e imagens, além de deixar uma importante mensagem: a amizade e a família são fundamentais na vida do ser humano”, conta a escritora.

Ao escrever Juliana diz que é o cotidiano, as relações humanas, os anseios e as dores da humanidade que a inspira. “Já estou produzindo outro livro que irá abordar um assunto de caráter universal. Irá emocionar os leitores. Muita gente poderá se identificar com os personagens e com a história. Mas a temática ainda não posso adiantar”, revelou.

Sobre Juliana

Juliana Schroden nasceu na cidade mineira de Uberaba. Começou a escrever aos 8 anos de idade, quando ganhou um caderno mágico que se abria todos os dias para ela criar um verso ou uma história. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolveu pesquisa na área de ficção etnográfica. Teve obras selecionadas em diversos concursos literários e publicou, em 2011, o livro de poemas “Imagens urbanas”, com ilustrações do artista plástico Wilson Filho. Atuou como Diretora da Casa da Cultura de Uberlândia. Atualmente ministra palestras sobre literatura e a arte de ser leitor para gestantes, pais e professores. Além disso, é Produtora Cultural no IluMinas Artes, onde realiza anualmente o Festival Uberlândia do Livro Infantil.

A escritora já participou de varias exposições. No Sesc, na Livraria Saraiva, no 1º FULIA, no Espaço Canguru, na Livraria Cultura em São Paulo e, recentemente, em Bolonha, na Itália, na Feira Internacional do Livro Infantil.

Sobre o Cultura em Movimento

O projeto Cultura em Movimento é patrocinado pelo Tribanco, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, e promoverá gratuitamente no dia 26 de julho no Parque do Sabiá, atividades que contextualizam arte e o conhecimento, tudo numa atmosfera lúdica, interessante e estimulante. Além palestra com a escritora Leila Ferreira e espaço para que escritores renomados de Uberlândia possam divulgar seus livros, o Parque do Sabia será palco para o cinema ao ar livre, onde serão projetados os curtas-metragens de profissionais locais, além de Contação de Histórias para crianças. Será um dia de muitas atividades culturais.

“Participar de um evento como este para mim é fazer parte de um grande movimento de interação entre pessoas e arte! É como inspirar e expirar cultura em meio à natureza e ao calor das pessoas”, finalizou Juliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *