Sesc São José dos Campos exibe “I Mostra ComKids” para público infanto-juvenil

Dias 2, 9 e 16 de agosto, sábados, o Sesc São José dos Campos recebe a I Mostra ComKids de conteúdos audiovisuais para crianças. O Festival “Comkids Prix Jeunesse Ibero-americano” traz à cena produções audiovisuais, digitais e interativas produzidas na Ibero América para o público infanto-juvenil.

Sesc São José dos Campos-Mostra Audiovisual ComKids-31JULHO2014-01 Sesc São José dos Campos-Mostra Audiovisual ComKids-31JULHO2014-02

O objetivo é difundir os vídeos participantes do Festival ComKids, de maneira a democratizar o acesso aos conteúdos multimídias e ampliar o alcance do Festival. O espaço é uma oportunidade de reunir profissionais e pontos de vista diferentes.

Criação do Festival

Baseada no formato da Prix Jeunesse Internacional (Alemanha), a versão ibero-americana foi criada por um grupo de latinos que identificou a necessidade de um espaço destacado para o fomento e valorização das produções da região. Após três edições em Santiago do Chile, o festival é realizado no Brasil, na cidade de São Paulo.

::: Programação :::

Dia 02, sábado, às 15h

Brincando com a água – Neve (Jugando conel agua – Nieve )
Dir. Juan Manuel Costa
Prod. Lucia Colombo, Pakapaka (Buenos Aires)
Argentina, 2012, 2 min 40 seg, ganhador do Festival comKids 2013.

Lila e Nico são dois irmãos curiosos que brincam com diversos materiais, experimentando e construindo diferentes sistemas relacionados à água. O pássaro Enrique é quem acompanha os meninos nas aventuras. Em “Neve”, Lila e Nico se aventuram numa brincadeira na neve que os levará a encontrar um inesperado lago, escondido debaixo de um grande iceberg.

Julieta de Bicicleta
Dir. Marcos Flávio Hinke
Prod. Jaqueline M. Souza, Usina Audiovisual (Curitiba)
Brasil, 2012, 10 min 31 seg, finalista do Festival comKids 2013.

Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O seu único medo é o inesperado. No dia de seu aniversário, ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque. Mas o inesperado está logo à frente, virando a esquina.

De conto em conto – O convite (De cuento en cuento – La Invitación)
Dir. Makena Lorenzo
Prod. Lucia Colombo, Banda Aparte (Buenos Aires),Pakapaka
Argentina, 2012_12 min 50 seg, premiado no Festival comKids 2013

Wang Li, um menino, quer convidar um terrível dragão para o seu aniversário. Claro que é impossível fazer esse convite chegar até ele, explica sua mãe, pois em sua vila nenhuma pessoa tinha visto o dragão até então. Mas Wang Li não acredita, e decide ir, ele mesmo, ao encontro do dragão.

OoommmMmmooo:Yoga para Crianças– Pati e Ani: com confiança (OoommmMmmooo: Yoga para niños – Pati y Ani: conconfianza)
Dir. Diana Rico e Richard Décaillet
Prod. 4direcciones audiovisual (Bogotá), SeñalColombia, Villegas Editores, Pakapaka, CNTV
Colômbia, 2012, 7 min 53 seg, finalista do Festival comKids 2013

Nessa série animada, vemos oito vacas de diferentes raças que praticam yoga. Um gato guru, flexível e indiferente, é o instrutor dos exercícios de yoga. No episódio, Swamichico, o gato guru, convida as crianças a praticar yoga com Paty e Ani, as duas vacas artistas e artesãs. Swamichico se despede, recordando a todos que o amor que o mundo precisa está guardado no coração de cada um.

Trudi e Kiki
Dir. Eva Furnari
Prod.Um Filmes,TV Rá-Tim-Bum (São Paulo)
Brasil, 2010, 7 min, premiado no Festival comKids 2011.

O belo é o bem e o feio, o mal. Afinal: quem é feio e quem é bonito? A caminho da escola, duas mães percebem uma troca de crianças por acidente e isso provoca a reflexão sobre a condição humana, nas suas relações com várias dimensões da vida social.

Sonhando passarinhos
Dir. Bruna Carolli
Prod. Iberê Carvalho, Pavirada Filmes (Brasília)
Brasil, 2011,12 min,finalista do Festival comKids 2011.

Era uma vez uma menininha que olhava para o céu e nele enxergava a felicidade. Uma felicidade feita de sonhos, passarinhos e pregadores de roupa…

Sessão ComKids no Mundo
Dia 09, sábado, às 15h

Design Ah!
Dir. Masakazu Sato
Prod. NHK
Japão, 2011,15 min, finalista do Festival Prix Jeunesse Internacional 2012.

Design ah!, série de não ficção da TV pública japonesa NHK, apresenta para as crianças o conceito artístico e funcional do desenho industrial de objetos, mostrando como essas invenções criativas podem tornar a vida das pessoas mais prática, divertida e bela.

Migrópolis
Dir. Karolina Villarraga
Prod. Carlos Smith, Hierroanimación(Bogotá), Señalcolombia
Colômbia, 2012,7 min, premiadono Festival comKids 2013.

Tomi, um menino de origem colombiana, compartilha suas experiências com outras crianças de todo o mundo que, como ele, foram viver em outro país. Assim, constroem um universo fantástico chamado Migrópolis.

As vozes das crianças são resultado de um processo de entrevistas documentais sobre as quais se constrói um mundo audiovisual de vivências e personagens. Suas vivências, mescladas com imagens que surgem de sua fantasia, nos falam de migração, através dos seus olhares desprevenidos e cheios de surpresas.

O velhoaquecedor(El viejo calefón)
Dir. Tunda Prada
Prod.LamanoEstudio (Montevidéu), TNU
Uruguai, 2011, 09 min 40 seg, premiado no Festival comKids 2011.

Em uma casa normal, um acontecimento mágico ocorre: alguns utensílios de louça do banheiro se comunicam com o menino Mateo e pedem sua ajuda para que o velho aquecedor de água não morra de tristeza. Uma fábula sobre ecologia nos traz, ao longo da história, informações sobre a importância da água na vida de todos.

Minha Avó(Mi Abuela)
Dir. Carlos Eduardo Smith Róvira
Prod.Hierroanimación (Bogotá)
Colômbia, 2012, 8 min 8 seg, finalista do Festival comKids 2013.

Uma menina de sete anos passa um fim de semana na casa da sua avó, no campo. Ela está com medo da pele enrugada da avó e imagina a velhinha como se fosse uma grande árvore nodosa. A pequena terá que superar seu medo para estar perto da avó.

João, o galo desregulado
Dir. Camila Carrossine e Alê Camargo
Prod. Buba Filmes (São Paulo), música HelioZiskind e Ivan Melo
Brasil, 2013, 10 min,finalista do Festival comKids 2013.

Musical que narra a história de João, um galo com um comportamento um tanto diferente, que chegou a ficar famoso por cantar na hora que bem queria.Foi surpreendido pelas mudanças no tempo e por uma inesperada transferência de morada.Porém,a vizinhança não imaginava a tristeza que a falta do galo causaria. Baseado em fatos reais.

Sessão comKids 7-12 anos
Dia 16, sábado, às 15h, Auditório

O Gigante
Dir. JulioVanzeler, Luís da Matta Almeida
Prod. Igor Pitta Simões, Pilot Design, Zeppelin Filmes, SparkleAnimation, Abano Producións
Brasil/ Portugal, 2012,10 min 30 seg, finalista do Festival comKids 2013.

Uma menina viaja no coração de seu pai que é um gigante. E o coração do gigante é aberto precisamente para que possa abrigar toda a ternura que ele tem para dar a ela.

Ela conhece a realidade através daquilo que o gigante lhe oferece, e dos desenhos que ele faz. Mas chega o momento em que ela quer conhecer a realidade por si mesma e traçar os seus próprios caminhos.

Menina Pimenta – Popular ou normal?(NiñaAjí– ¿Popular o normal?)
Dir. Ximena Stahelin e Daniel Arce
Prod.Domo Animato e Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones
Colômbia, 2013,2 min,finalista do Festival comKids 2013.

Nina é uma menina de 13 anos que tem que lidar com seu peculiar coração: uma pimenta vermelha, daquelas bem apimentadas. O curta traz uma mensagem sobre autoestima e tolerância. Neste capítulo, Nina está em seu quarto desenhando um coração e descrevendo as pessoas ao seu redor e um guaxinim e descobre o efeito que a pimenta tem sobre ele.

Passe e Repasse Internacional – Providencia(La Lleva Internacional – Providencia)
Dir. Claudia Bautista Arias
Prod. Claudia Patricia Rodríguez, Ministerio de Cultura de Colombia, Señalcolombia, Canal Pakapaka, Habitación 15, Universidad de Guadalajara, Canal 44, Funglode
Colômbia, Argentina, México e República Dominicana, 2011,24 min, premiadono Festival Prix Jeunesse Internacional 2010 e no Festival comKids 2013.

Nesse reality de aventura e cultura, meninos e meninas conhecem lugares que nunca imaginaram, fazem novos amigos e aprendem a valorizar a riqueza da diversidade cultural de seus países.

No episódio, Camilo,nos mostra seu cotidiano e conta que quer estudar medicina quando crescer. Depois viaja a Providencia para conhecer Charimar, que lhe preparou uma festa de boas-vindas com música, danças e comida tradicional do lugar onde vive, uma ilha colombiana no Oceano Atlântico.

Família Imperial – 07 de Setembro
Dir. CaoHamburger, Gabriel Barros, TeoPoppovic
Prod. Renata Wolter, Primo Filmes (São Paulo), Globo Filmes, Canal Futura
Brasil, 2012,24 min 40seg, finalista do Festival comKids2013.

Iara Imperial é uma menina diferente: suas roupas são de brechó, seus discos de vinil e gosta muito dos livros de história. Encontra a Penteadeira Encantada, um móvel velho e misterioso através do qual conhece Lucrécia Imperial, sua tatatataravó.

Mesmo separadas por 200 anos, as duas meninas têm o mesmo desejo: fugir de suas realidades, e fazem isso levando junto seus irmãos caçulas, Jonas e Alphonso.

Disque Quilombola
Dir. David Reeks
Prod. Gabriela Romeu, Estúdio Veredas (São Paulo),TV Brasil
Brasil, 2011,13 min, premiado no Festival comKids 2013.

Em Disque Quilombola, crianças do Espírito Santo conversam, de um jeito divertido, sobre as diferenças de se viver em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

SERVIÇO
Evento: Mostra Audiovisual “ComKids” para crianças
Data: Dias 02, 09 e 16, sábados, às 15h
Local: Auditório Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Classificação etária: livre
Ingressos: Retirada de convites com 1h de antecedência.
Informações para o público: 12.3904.2000.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *