CAIXA Cultural São Paulo recebe o sexteto de jazz argentino Escalandrum

A CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 7 a 10 de agosto, o sexteto de jazz argentino Escalandrum, liderado pelo baterista Daniel “Pipi” Piazzolla, neto do genial bandoneonista e compositor Astor Piazzolla (1921-1992), ícone do tango moderno. Ganhador de três Prêmios Gardel (o mais importante da música argentina) como “Melhor álbum de Jazz”, “Melhor álbum do ano” e o aclamado “Gardel de Ouro” pela carreira, o conjunto também é reconhecido internacionalmente, tendo excursionado por mais 40 países e recebido uma indicação ao Latin Grammy Awards em 2012 na categoria “Melhor Álbum Instrumental”.

Criado em 1999, o grupo deve o seu nome a uma combinação de “Escalandrún” (uma espécie de tubarão que “Pipi” costumava pescar com seu pai Daniel e seu avô Astor), e “drum (tradução de “tambor” em inglês). A sonoridade do grupo incorpora ao jazz não apenas o tango, mas também outros ritmos latinos, o funk e demais vertentes do folclore argentino. A excelência técnica dos músicos e a busca pela inovação resultam em vibrantes composições próprias ou interpretações, cheias de swing.

Em seus 14 anos de carreira, o Escalandrum lançou sete álbuns: “Bar los amigos” (2000), “Estados Alterados” (2002), “Sexteto en movimiento” (2004), “Misterioso” (2006), “Visiones” (2008), sendo que as apresentações na Caixa Cultural abrangerão o repertório dos dois últimos CD’s do sexteto: “Piazzolla plays Piazzolla” (2011) e “Vertigo” (2013).

O notável “Piazzolla Plays Piazzolla”, disco único que une o tango e o jazz de uma maneira muito fluida, é o tributo de o Escalandrum ao grande Astor Piazzolla. O álbum foi lançado em Buenos Aires, no teatro Gran Rex, com um show para três mil pessoas e contou com participações especiais como a do clarinetista e saxofonista Paquito D´Rivera. Recriações de clássicos como Buenos Aires Hora Cero, Adiós Nonino e Libertango, dentre outras, obtiveram ampla aceitação do público e jornalistas argentinos.

Sem perder a tradição do jazz, o último álbum “Vertigo” retoma o trabalho do conjunto na criação de composições originais e de um som próprio, tendo os integrantes Nicolás Guerschberg (piano) e Damián Fogiel (sax tenor) dividido a autoria dos temas.

SERVIÇO
Escalandrum
Data: 07 a 10 de agosto de 2014
Horário: de quinta-feira a domingo, a partir da 19h15
Local: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro/SP
Entrada: franca (retirar ingressos na bilheteria a partir do meio-dia, no dia das apresentações)
Classificação etária: Livre
Capacidade: 80 lugares
Duração: 90 minutos
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *