Espaço Parlapatões recebe a Cia Suno, uma das companhias circenses mais importantes do cenário cultural brasileiro

Em agosto tem palhaçada? Tem sim senhor!!! Ao menos no Espaço Parlapatões, que recebe uma das companhias circenses mais importantes do cenário cultural brasileiro: a Cia Suno. De 07 a 28 de agosto, a companhia apresentará o espetáculo “Carpinteiros em Domicílio”.

Fruto da pesquisa da Cia. na linguagem do palhaço, “Carpinteiros em Domicílio” é um espetáculo de jogo e cumplicidade entre os personagens Sanduba e Fiorella. Neste espetáculo os dois palhaços chegam com monociclos carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabarismos com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e equilíbrios com elementos do dia a dia. Surpreende pela execução de números virtuosos de circo dissolvidos na dramaturgia.

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos (SP).

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

Hoje, radicada em Barão Geraldo (SP), a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada.

Além de se dedicar à arte circense nestes quinze anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.

SERVIÇO
CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO
Concepção e Direção: Cia. SUNO
Elenco: Helena Figueira e Duba Becker
Onde: Espaço Parlapatões
Quando: de 07 a 28/08, quintas-feiras, às 21h
Endereço: Praça Roosevelt, 158 – São Paulo – SP
Duração: 50 Minutos
Recomendação Etária: Livre
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *