Fundação Clóvis Salgado homenageia MILTON NASCIMENTO na série SINFÔNICA POP

A Fundação Clóvis Salgado realiza mais uma edição da Série Sinfônica Pop, dessa vez em homenagem ao repertório de Milton Nascimento, um dos mais importantes representantes da música mineira. Pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) traz ao palco do Grande Teatro, como convidado especial, o cantor e compositor Milton Nascimento que interpreta músicas de seu repertório, acompanhado também pelo Coral Lírico de Minas Gerais e pelo Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, sob a regência dos maestros Marcelo Ramos e Lincoln Andrade.

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais dará início ao concerto com Suíte Minas Gerais, obra composta pelo maestro Marcelo Ramos, em 2004, que celebra grandes nomes da música mineira e nacional como o próprio Milton Nascimento, Ary Barroso, Caetano Veloso, Renato Russo e Paulinho Pedra Azul.

O concerto traz também um pout-porrit especial, composto pelo maestro Lincoln Andrade, reunindo músicas como Ponta de Areia; Estrela, estrela; Nos bailes da vida e Paula e Bebeto.

O maestro Marcelo Ramos destaca a importância da obra de Milton Nascimento, que possibilitou o encontro entre a OSMG e os Coros. “Para nós, a apresentação com o Milton é uma coroação de todo um trabalho feito até aqui pela Orquestra Sinfônica, no sentido de valorizar a música popular brasileira, através do Sinfônica Pop. Nós já tivemos apresentações com Zizi Possi, Wagner Tiso, Nana Caymmi, João Bosco, Gal Costa e Rosas Passos, todas experiências preciosas. Mas, com o Milton vai ser uma apresentação única, dada a especificidade de seu repertório, que permite uma junção perfeita entre Orquestra e Coro. Além disso, é o primeiro mineiro que trazemos para a série Sinfônica Pop”.

Participando com o Coral pela primeira vez do projeto Sinfônica Pop, o maestro Lincoln Andrade destaca o primor vocal de Milton Nascimento. “O que ele faz, a saúde vocal que ele tem… é inexplicável; é um caso único. Outra questão é a capacidade que ele teve de reconhecer e interpretar as características do povo mineiro e representar isso em sua música, tanto na melodia como na composição. Hoje seu trabalho pode ser considerado o registro da música de Minas Gerais”.

O ponto alto do show está guardado para o encerramento. Duas das mais conhecidas e aclamadas composições de Milton Nascimento, reunirão a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais e Coral Infantojuvenil para interpretar Coração de Estudante e Maria, Maria­, em um momento singular da música mineira.

A Sinfônica Pop é uma série em que a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais convida artistas brasileiros para apresentar o rico repertório de nossa música popular. Nessa parceria artística, a OSMG mostra sua versatilidade e qualidade, proporcionando ao público uma forma singular de fruição da MPB, além de gerar um importante acervo de arranjos orquestrais. O projeto Sinfônica Pop já recebeu aproximadamente 14 mil pessoas em seus três anos de existência.

SERVIÇO
Série Sinfônica Pop, com Milton Nascimento e Banda
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Data: Dias 2 e 3 de agosto de 2014
Horário: Sábado, às 20h30 e domingo, às 19hs
Preço: R$ 60,00 (inteira) e R$30,00 (meia-entrada)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *