Artista convidado para abrir exposição terça que vem no Sesc Campinas morre em acidente aéreo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 25 julho, 2014 16:33

Artista convidado para abrir exposição terça que vem no Sesc Campinas morre em acidente aéreo

Foi divulgada na manhã desta sexta-feira, dia 25 de julho, a morte de Bakary Diallo (Mali, 1979 – 2014), que participaria de uma conversa aberta ao público na próxima terça-feira, dia 29 de julho, no Sesc Campinas. O artista estava indo para a França, de onde partiria para o Brasil, quando o avião em que estava, da companhia Air Algerie, caiu ao norte do Mali na madrugada desta quinta-feira, dia 24.

Diallo é um dos expoentes da itinerância do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que fica em cartaz no Galpão Multiuso do Sesc Campinas de 29 de julho a 5 de outubro. Ele estava escalado para compor a mesa de abertura da mostra na noite da terça que vem. Sua obra, “Tomo”, disponível para visitação na exposição, questiona os efeitos da violência no Mali por meio de elementos da vida cotidiana.

Apesar do ocorrido, a cerimônia de abertura da exposição segue na próxima terça, a partir das 19h, com a presença dos artistas Basir Mahmood (Paquistão) e Luís de Abreu (Brasil), que apresenta a performance O Samba do Crioulo Doido, e da curadora convidada do Festival Júlia Rebouças. A cerimônia conta ainda com um momento de homenagem a Bakary, proposto pelos artistas presentes e pela equipe do Videobrasil.

Segue abaixo a nota divulgada pela Associação Cultural Videobrasil na manhã desta sexta:

Au Revoir, Bakary (Mali, 1979-2014)

O Videobrasil lamenta profundamente a morte de Bakary Diallo, um dos artistas contemplados com prêmio de residência no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Diallo foi uma das vítimas do trágico acidente de avião da companhia Air Algerie, que ocorreu na noite desta quinta-feira.

Se fosse possível escreveríamos este texto sem palavras, como Bakary Diallo fez sua obra, “Tomo”, numa tentativa de exprimir com o mesmo silêncio pungente a sensação de desolamento, de dor e de tristeza diante da forma trágica com que perdemos este grande artista. Mas, infelizmente, neste momento nos resta escrever esta nota de pesar, lamentando profundamente a sua morte no desastre de avião da companhia Air Algerie.

A informação foi confirmada na noite desta quinta (24 de julho). Bakary Diallo estava viajando com destino à França, de onde partiria para o Brasil para fazer uma residência artística no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, na Bahia. Com “Tomo”, Bakary foi um dos artistas premiados com residências pelo 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 2013. Antes da viagem para a Bahia, ele participaria da mesa de abertura da exposição da Itinerância do 18º Festival em Campinas, cidade do estado de São Paulo, na próxima terça-feira (29/07).

Com uma extrema sensibilidade e estilo rebuscado, esse artista criava obras sobretudo em vídeo, usando elementos da vida cotidiana para construir narrativas sintéticas, que frequentemente questionam os efeitos da violência. Antes de ter sido premiado com Tomo na 18ª edição, ele foi um dos artistas selecionados também no 17º Festival, com “Les Feuilles d’un Temps”. Estas duas obras fazem parte do Acervo Videobrasil. 

Seus trabalhos também foram apresentado em mostras como a Bienal de Arte Africana Contemporânea, Dak’Art, Dacar (2012), l’Afrique en mouvement, Montreal (2012), 9ª Bienal Africana de Fotografia, Bamaco (2011), e 20ª Semana de Cinema Experimental de Madri (2010). Frequentou o Le Fresnoy – Estúdio Nacional de Artes Contemporâneas (2010).

Ainda sob o choque desta perda tão repentina quanto lamentável, nos solidarizamos com dor da família e amigos, certos de que o mundo da arte perdeu um grande artista, além de um grande homem. Para Bakary Diallo, muitos minutos de nosso silêncio…

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 25 julho, 2014 16:33


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook