Marília Gabriela conversa com a preparadora de elenco Fátima Toledo

“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.” É com essa frase do poeta Fernando Pessoa que Gabi apresenta a convidada deste domingo, a preparadora de elenco Fátima Toledo no “Marília Gabriela Entrevista”. O programa vai ao ar no GNT, no próximo domingo, às 22h. Com 35 anos de carreira, a convidada desenvolveu um método de interpretação que utilizou com o elenco de filmes como “Pixote”, “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite (1 e 2)”, “Cidade Baixa” e muitos outros.

GNT-Marília Gabriela-Fátima Toledo-PROMO-24JULHO2014

Fátima Toledo começou no mundo do teatro como aluna do célebre professor Eugênio Kusnet. Inicialmente queria ser atriz, mas acabou mudando o rumo de sua carreira quando deu aulas de teatro para jovens entre 14 e 18 anos na Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), em São Paulo.

Na década de 1980, quando Fátima trabalhou pela primeira vez como preparadora de elenco no filme “Pixote”, dirigido por Hector Babenco, sua profissão não existia no Brasil. Ela levou dez anos para fazer um segundo filme, mas não desistiu. “Só fui ser reconhecida em 2001, com ‘Cidade de Deus’,” conta. Sobre o método de interpretação que criou afirma:

“Eu revelo a pessoa, para ela revelar o personagem. Busco quem é a pessoa, como ela reage, qual o seu nível de afeto, de agressividade.” Assim, garante, no resultado nas telas o “fictício é a situação e não a pessoa”.

Fátima explica como funciona o seu trabalho: “Leio o roteiro, faço a análise dos personagens, converso com o diretor para entender o que ele quer dizer com o roteiro e fazemos as oficinas com os atores.” Ela acaba de lançar o livro “Fátima Toledo – Interpretar a vida, viver o cinema”, escrito por Maurício Cardoso, que ensina a sua proposta de interpretação. “Quero que as pessoas utilizem o método eu estando presente ou não”, diz. Fátima trabalhou em vários filmes que serão lançados em breve como “Campo Grande”, de Sandra Kogut, “Valeu Boi”, de Gabriel Mascaro e “La Jaula de Oro”, de Diego Quemada-Díez.

Para 2015 ela tem ainda o projeto de dirigir um filme sobre as notícias de jornal da Escola Base, em São Paulo. Lázaro Ramos, Zécarlos Machado e Nathalia Timberg já são nomes confirmados no elenco.

Para conferir mais informações sobre o programa, acesse o site do canal: gnt.com.br/mariliagabrielaentrevista. Um dia após a exibição na TV, “Marília Gabriela Entrevista” está disponível para o assinante a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta acessar o GNT Play, – gntplay.com.br – página específica do GNT no Globosat Play, serviço de vídeo sob demanda da Globosat. É possível assistir ao programa tanto em computadores como por aplicativos para tablets e smartphones com sistema iOS ou Android. Para ter acesso ao conteúdo diretamente da televisão, os assinantes NET podem usar o serviço NOW.

Frase final da entrevistada:

“Eu sou eu. Você é você. Eu faço as minhas coisas; você faz as suas. Eu não estou neste mundo para cumprir as suas expectativas; nem você as minhas. Se nos encontrarmos é lindo; se não, não há nada a fazer.” – Oração da Gestalt.

Marília Gabriela Entrevista:
Dia e horário: domingo, às 22h, no GNT

Horários alternativos:
segunda-feira, às 17h
terça-feira, à 1h30
sexta-feira, às 8h
sábado, às 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *