“Ricardo III”, espetáculo solo de Gustavo Gasparani, tem temporada prorrogada no Teatro Poeirinha

“Ricardo III”, obra de William Shakespeare, um dos maiores dramaturgos do teatro ocidental, pelas mãos do ator Gustavo Gasparani e do diretor Sergio Módena, tem sua temporada no Teatro Poeirinha prorrogada para até 31 de maio.

Teatro Poeirinha-Ricardo III-Gustavo Gasparani-PROMO-21JULHO2014-01

“Ricardo III” vem de temporadas de enorme sucesso, com lotação esgotada e elogios do público e crítica no Espaço SESC, no Teatro Maria Clara Machado no Planetário e agora no Teatro Poeirinha onde estreou em 30 de maio. E Gustavo Gasparani acaba de receber a indicação ao Prêmio Shell como melhor ator por este espetáculo. Gasparani também foi indicado como diretor e autor pelo espetáculo Samba Futebol Clube, que teve no total seis indicações.

“Ricardo III” narra um pedaço da história da Inglaterra. É um dos primeiros dramas históricos escritos por William Shakespeare e encerra em si um dos contos mais tenebrosamente sedutores que já se ergueram em cena. Sua obra encanta diferentes gerações graças à universalidade dos seus temas e à beleza poética que emerge de sua escrita.

O texto traz uma visão rica dos bastidores políticos no que se refere à imoralidade e à ambição desmesurada para se alcançar o poder. Mesmo tendo se passado pouco mais de quatro séculos, os temas abordados servem para refletirmos sobre o mundo em que vivemos. “Ricardo III” discute a luta por poder, intrigas, e a hipocrisia da política.

Nesse projeto, Gustavo Gasparani e Sergio Módena voltaram a trabalhar juntos. A dupla já havia firmado uma parceria de sucesso em 2012, quando dirigiram o musical “As Mimosas da Praça Tiradentes”, que deu a Gustavo o prêmio Shell de melhor ator. Em 2013, Sergio Módena dirigiu “A Arte da Comédia”, que já acumula nove indicações entre os principais prêmios teatrais do Rio de Janeiro, incluindo o prêmio CesgranRio de melhor direção, e foi indicada como uma das 10 melhores peças do ano na retrospectiva de teatro feita pelo jornal O Globo recentemente.

Em “Ricardo III”, Gustavo Gasparani e Sergio Módena também assinam a adaptação do texto de Shakespeare, que propõe um único ator para “contar” essa história fascinante.

O figurino de Marcelo Olinto se resume a calça jeans, uma blusa cinza e tênis. No palco estão uma luminária, uma mesa, um quadro negro, pilots, um apagador e um cabideiro, com os quais Gasparani “contracena” em cenário criado por Aurora dos Campos.

Essa adaptação de “Ricardo III” entra em contato, de forma clara e simples, com a obra de William Shakespeare. Afinal, as questões levantadas pelo bardo inglês continuam pungentes, pertencem às ruas, aos homens e mulheres de qualquer idade e classe social. Enfim, pertencem ao nosso mundo que, cada vez mais tecnológico, pode ser terrivelmente primitivo quando o lado sombrio de nossa natureza se manifesta perante o mais ínfimo vislumbre de poder.

Um espetáculo de linguagem popular e acessível, que transita entre a construção poética original de Shakespeare e intervenções narrativas para revelar a alma humana. Assim como fazia Shakespeare em seu tempo.

Ficha Técnica

Autor: William Shakespeare
Adaptação: Gustavo Gasparani e Sergio Módena
Direção: Sergio Módena
Ator: Gustavo Gasparani
Direção Musical: Marcelo Alonso Neves
Direção de Movimento: Marcia Rubin
Cenário: Aurora dos Campos
Figurino: Marcelo Olinto
Iluminação: Tomás Ribas

Produção: Coisas Nossas Produções Artísticas e Sábios Projetos

SERVIÇO
Evento: Espetáculo: Ricardo III

Local: Teatro Poeirinha (Rua São João Batista, 104 – Botafogo/ RJ – 2274-7722)
Texto: William Shakespeare
Adaptação: Gustavo Gasparani e Sergio Módena
Direção: Sergio Módena
Categoria: drama
Elenco: Gustavo Gasparani

Temporada: até 31 de agosto de 2014
Horário: sexta e sábado, às 21h, e domingo às 19hs
Preço: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada)
Bilheteria: terça a domingo a partir das 15hs – 2537-8053
Vendas pela internet: www.Ingresso.com – 4003-2330
Duração: 90min
Classificação: 12 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *