A IX Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo traz a SP, gratuitamente, 12 espetáculos de 11 cidades da América Latina e 1 da Europa

Um projeto realizado anualmente pela Cooperativa Paulista de Teatro está prestes a completar uma década de existência: a Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que chega a São Paulo para fazer sua nona edição. Nesse ano, a Mostra fará uma homenagem ao jornalista, crítico e pesquisador teatral Sebastião Milaré, que por mais de 15 anos esteve à frente da curadoria de teatro no CCSP – Centro Cultural São Paulo, local que abrigou a Mostra desde seu início.

No período de 1º a 10 de agosto de 2014, a cidade vai receber seis companhias internacionais e seis nacionais. Há representantes de países como México (Cia. Lagartijas Tiradas al Sol), Argentina(Banquete Escénico), Chile (Teatro Kimen), Uruguai (Murga Madre), Equador (Contraelviento Teatro) e França (GRRR – Risos, Raiva e Resistência), e do Brasil, companhias de Porto Alegre/RS (Cia. Stravaganza di Teatro), Natal/RN (Clowns de Shakespeare), Itajaí/SC (Experimentus Teatrais), Fortaleza/CE (Inquieta Cia. de Teatros), Belo Horizonte /MG (Espanca) e de São Paulo/SP (Balagan). Todas as sessões são legendadas, exceto as brasileiras.

A Mostra cresceu: neste ano estão programadas 12 companhias, espalhadas em seis espaços culturais, em 43 sessões disponibilizadas ao público. Em anos anteriores, eram 11 grupos, um local apenas para as apresentações, e entre 15 a 22 sessões por edição. Agora, em 2014, o evento descentralizou-se e vai alcançar mais cinco CEUS espalhados em três regiões da cidade, um centro cultural na Cidade Tiradentes, além do CCSP – Centro Cultural São Paulo.

Além das sessões oferecidas ao público, as Atividades Paralelas da Mostra promoverão intercâmbios entre grupos teatrais (aberto também aos interessados que queiram se inscrever), em que dez  companhias paulistanas recebem, em suas sedes, dois ou três coletivos, entre nacionais e internacionais, programados nesta edição. Ainda nesse eixo paralelo do evento, haverá a Mesa Redonda “Identidade Cultural: Somos a história que contamos?”, que terá como palestrantes Paula González Seguel (Teatro Kimen – Chile), Maria Thaís (Cia. Balagan – Brasil/ SP), Patrícia Vallejos (Contraelviento Teatro – Equador), Silvero Pereira (Inquieta Cia. de Teatros – Brasil/ CE), Marcelo Bones (Curador dessa Mostra) e Rudifran Pompeu (Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro). Haverá uma Plataforma de Críticos que acompanhará as sessões dos espetáculos e fará críticas em seus sites e blogs, postadas na manhã do dia seguinte e um site será lançado na Mostra: o Observatório de Festivais, coordenado pelo ator, diretor, sociólogo e professor de teatro por Marcelo Bones.

Em todas as montagens observa-se uma profunda necessidade de discutir (e colocar em cena) a questão de identidade, sob diversos aspectos. Os destaques da programação são os espetáculos baseados em fatos reais: “Galvarino”, do Teatro Kimen (Chile), “La Flor de La Chukirawa”, do Contraelviento Teatro (Equador) e “Carnes Tolendas”, do Banquete Escénico (Argentina). Os três colocam em cena histórias calcadas em experiências verdadeiras, em enredos que põem luz em vidas humanas como as dos índios Mapuche do sul do Chile, em uma mãe equatoriana solitária e o testemunho de um travesti, que retirado das ruas, usa o palco para encenar sua dualidade.

O único grupo da Mostra que não é da América Latina é o convidado especial, sediado na França, GRRR – Risos, Raiva e Resistência. Fundado em Paris pela diretora argentina Susana Lastrero Prieto, o GRRR (em francês, Groupe Rires, Rage, Résistance) foi fundado em Paris, em 1998, por Susana Lastrero com a finalidade de juntar artistas latino-americanos e franceses. Nos últimos 15 anos, a companhia combinou os textos de Susana com stand-up comedy, cabaré e música e criou dez espetáculos que trazem em cena a memória latina. Já percorreram várias cidades da França, Europa e América Latina. No espetáculo que traz ao Brasil na Mostra, Noche de Verano Lejos de los Andes… o diálogos com mi dentista, a questão gira em torno dos latino-americanos que, voluntariamente ou não, se exilam na Europa.

SERVIÇO
IX Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos GRATUITAMENTE uma hora antes do início das sessões, nas próprias bilheterias dos teatros. Todos os espetáculos serão legendados, exceto os brasileiros.

Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Tel. 11 3397-4002
Capacidade da Sala Jardel Filho – 321 lugares
Sala Adoniran Barbosa – 300 lugares
Sala de Ensaio 1 – 40 lugares

CEU Casa Blanca
Endereço: Rua João Damasceno, s/n – Capão Redondo
Tel. 11 5519 5201/ 5519 5212
Capacidade do teatro: 450 lugares

CEU Paraisópolis
Endereço: Rua Doutor José Augusto De Souza E Silva, s/n – Jardim Parque Morumbi
Tel. 11 3501 5660
Capacidade do teatro: 196 lugare

CEU Quinta do Sol

Endereço: Avenida Luiz Imparato, 564 – Parque Císper
Tel. 11 3396 3430
Capacidade do teatro: 400 lugares

CEU Pêra Marmelo
Endereço: Rua Pêra Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrécia
Tel. 11 3948 3967/ 3948 3964
Capacidade do teatro: 450 lugares

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Endereço: Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes
Tel. 11 2555 2841
Capacidade do teatro: 200 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *