Cinemateca Brasileira: FANTASIA NO CINEMA de 17 de julho a 10 de agosto

O cinema é povoado pela fantasia desde o início de sua história, com experimentos visuais de pioneiros como Segundo de Chomón, Georges Méliès e Émile Cohl. A Cinemateca Brasileira celebra a imaginação com a mostra Fantasia no Cinema, formada por títulos de seu acervo, sempre com exibições em película.

Cinemateca Brasileira FANTASIA NO CINEMA-PROMO-15JULHO2014-01 Cinemateca Brasileira FANTASIA NO CINEMA-PROMO-15JULHO2014-02

Entre os destaques, estão os delírios de Buñuel no clássico O cão andaluz e de Almodóvar em A lei do desejo (um de seus filmes mais importantes), e o erotismo misturado à ficção científica em Elas só transam no disco, de Ary Fernandes. Os irmãos Coen resgatam o cinema de Frank Capra na fábula de Na roda da fortuna e um grupo de mestres do cinema americano da década de 1980 (Joe Dante, John Landis, George Miller e Steven Spielberg) refaz episódios da série de TV Além da Imaginação em No limite da realidade.

As alegorias de Bocage – O triunfo do amor, de Djalma Limongi Batista, estudo biográfico sobre o poeta português Manoel Maria Barbosa Du Bocage, personificadas por Sônia Braga nos sonhos de O beijo da mulher aranha, de Hector Babenco, e em Roma, um dos grandes filmes de Federico Fellini. O cineasta italiano também é objeto de estudo no documentário Fellini – eu sou um grande mentiroso, de Damian Pettigrew.

Os desenhos animados estão presentes na programação: o clássico brasileiro Sinfonia Amazônica, de Mario Latini, o francês A profecia dos sapos, de Jacques-Rémy Girerd e Mundo proibido, divertida experiência que mistura animação e live-action de Ralph Bakshi. Finalizando a seleção, temos o mítico romantismo de O morro dos ventos uivantes, adaptação de William Wyler do célebre romance de Emily Brontë.

::: PROGRAMAÇÃO COMPLETA :::

QUINTA 17/07
SALA PETROBRAS

18h30 NA RODA DA FORTUNA
20h30 O BEIJO DA MULHER ARANHA

SEXTA 18/07
SALA BNDES

18h00 O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
20h00 NO LIMITE DA REALIDADE

SÁBADO 19/07
SALA BNDES

18h00 A PROFECIA DOS SAPOS
20h00 SINFONIA AMAZÔNICA

SALA PETROBRAS
19h00 UM CÃO ANDALUZ | A LEI DO DESEJO

DOMINGO 20/07
SALA BNDES

18h00 MUNDO PROIBIDO
20h00 ELAS SÓ TRANSAM NO DISCO

QUINTA 24/07
SALA PETROBRAS

19h00 A PROFECIA DOS SAPOS

SEXTA 25/07
SALA PETROBRAS

18h00 BOCAGE – O TRIUNFO DO AMOR
20h00 UM CÃO ANDALUZ | A LEI DO DESEJO

SÁBADO 26/07
SALA PETROBRAS

18h00 NA RODA DA FORTUNA
20h00 O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

DOMINGO 27/07
SALA PETROBRAS

17h00 FELLINI – EU SOU UM GRANDE MENTIROSO
19h00 ROMA

QUINTA 31/07
SALA BNDES

18h00 O BEIJO DA MULHER ARANHA
20h00 NO LIMITE DA REALIDADE

SEXTA 01/08
SALA BNDES

19h00 ELAS SÓ TRANSAM NO DISCO

SÁBADO 02/08
SALA BNDES

18h00 MUNDO PROIBIDO

DOMINGO 03/08
SALA BNDES

17h00 O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
19h00 FELLINI – EU SOU UM GRANDE MENTIROSO

QUINTA 07/08
SALA BNDES

18h00 MUNDO PROIBIDO
20h00 NA RODA DA FORTUNA

SEXTA 08/08
SALA BNDES

18h00 ROMA
20h30 BOCAGE – O TRIUNFO DO AMOR

SÁBADO 09/08
SALA BNDES

18h00 O BEIJO DA MULHER ARANHA

DOMINGO 10/08
SALA BNDES

17h00 SINFONIA AMAZÔNICA
19h00 UM CÃO ANDALUZ | A LEI DO DESEJO

SALA PETROBRAS
18h00 NO LIMITE DA REALIDADE

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

O Beijo da Mulher Aranha – direção de Hector Babenco – Brasil, 1985, 35mm, cor, 120’
William Hurt, Raul Julia, Sônia Braga, José Lewgoy

No presídio de um país latino-americano não especificado dois prisioneiros, um homossexual e um militante político, ensaiam uma difícil convivência. Baseado na novela homômina de Manuel Puig. Pelo filme, William Hurt recebeu o Oscar de Melhor ator e o prêmio na mesma categoria no Festival de Cannes de 1985.

Classificação indicativa: 14 anos

Bocage – O Triunfo do amor – direção de Djalma Limongi Batista – Brasil, 1997, 35mm, cor, 85’
Victor Wagner, Francisco Farinelli, Viétia Rocha, Linneu Dias

Drama biográfico inspirado na vida, obra e lenda do poeta português Manoel Maria Barbosa Du Bocage (1765-1805). O filme abre com o episódio baseado no poema que conta a história da bela e requintada cortesã Manteigui que, ao apaixonar-se pelo poeta indomável, acaba redimindo-se no amor. Também é narrado o episódio baseado na poesia que conta a história de duas amigas, Olinda e Alzira, seduzidas e enganadas por Bocage disfarçado. Há ainda o episódio da morte de Josimo, fiel amigo de Bocage, no qual o poeta canta a saudade, sentimento maior da lírica da língua portuguesa. Prêmio Especial do Juri no Festival de Gramado de 1997.
Classificação indicativa: 16 anos

Um cão andaluz (Un chien andalou) – direção de Luis Buñuel – França, 1928, 35mm, pb, 16’ | Silencioso
Simone Mareuil, Pierre Batcheff, Luis Buñuel, Lyla Lys, Max Ernst, Germaine Noizet

O inconsciente humano numa seqüência de cenas oníricas,como o momento em que um olho é cortado por uma uma navalha. Buñuel estreou como diretor e ator neste curta-metragem que é o principal marco do surrealismo no cinema.
Classificação indicativa: 16 anos

Elas só transam no disco – direção de Ary Fernandes – Brasil, 1983, 35mm, cor, 88′
Rubens Pignatari, Felipe Levi, Roberto Freitas, Ligia de Paula

Disco voador, visto em vários pontos da cidade durante a noite, deixa a população em pânico. Comédia erótica, roteirizada por Ody Fraga, sobre os bastidores de filmagem de um filme pornográfico de ficção científica. Ary Fernandes (1931-2010) foi diretor de um dos seriados de maior sucesso da TV no Brasil, o lendário O Vigilante Rodoviário.

Classificação indicativa: 18 anos

Fellini – eu sou um grande mentiroso (Sono um Gran Bugiardo) – direção de Damian Pettigrew – França, Itália, Inglaterra, 2002, 35mm, cor, 105′ | Legendas em português
Federico Fellini, Roberto Benigni, Italo Calvino, Dante Ferretti

A vida e a carreira do diretor italiano Federico Fellini, com entrevistas de amigos e colaboradores, além de trechos de seus filmes. O próprio Fellini fala a respeito do papel do artista na sociedade e de como seus filmes se ajustam nesse contexto.

Classificação indicativa: livre

A lei do desejo (La ley del deseo) – direção de Pedro Almodóvar – Espanha, 1987, cor, 35mm, 102′ | Legendas em português
Eusebio Poncela, Carmen Maura, Antonio Banderas, Miguel Molina

Pablo, um diretor de cinema que se envolve com um assassino, Antonio, enquanto cria um filme para ser estrelada por Tina, sua irmã transexual que mudou de sexo para manter um caso incestuoso com o pai. Uma das obras-primas de Almodóvar, de clima surreal e delirante. Vencedor do Teddy no Festival de Berlim em 1987.

classificação indicativa: 14 anos

O Morro dos ventos uivantes (Wuthering heights) – direção de William Wyler – EUA, 1939, 35mm, pb, 104’ | Legendas em português
Laurence Olivier, Merle Oberon, David Niven, Edgar Linton

O amor entre Heathcliff e Cathy, forçados pelas circunstâncias e pelo preconceito a permanecerem separados ao longo de muitos anos. Ele é um órfão de Liverpool acolhido pelo pai de Cathy na fazenda da família, que é forçado pelo irmão dela a trabalhar como criado após a morte do patriarca. Adaptação do livro de Emily Brontë, indicada a oito Oscars, incluindo Melhor Filme, Direção e Ator, e vencedor na categoria de Melhor Fotografia, de Gregg Toland.

Classificação indicativa: 12 anos

Mundo proibido (Cool world) – direção de Ralph Bakshi – EUA, 1992, 35mm, cor, 102′ | Legendas em português
Kim Basinger, Gabriel Byrne, Brad Pitt

Holli Would é um desenho animado que tem um grande sonho: tornar-se humana. Graças a um experimento de um cientista, cria-se uma conexão entre os universos real e o dos desenhos, permitindo que pessoas entrem neste último. Mistura de animação e live-action dirigida por Ralph Bakshi, mestre da animação adulta de clássicos como Fritz The Cat (1972) e American pop (1981).

classificação indicativa: 14 anos

Na roda da fortuna (The Hudsucker proxy) – direção de Joel Coen e Ethan Coen – EUA/Inglaterra/Alemanha, 1994, 35mm, cor, 111’ | Legendas em português
Tim Robbins, Jennifer Jason Leigh, Paul Newman, John Goodman

Na Nova York do final dos anos 1950, industrial comete suicídio se atirando do alto de seu edifício. Ainda atordoada pelo acontecimento, a junta de diretores da empresa, decide colocar um substituto qualquer na presidência da companhia para fazer o preço das ações despencar, permitindo-lhes comprar tudo novamente. Mas o novo presidente inventa o bambolê – que se torna uma grande febre. Roteiro escrito pelos irmãos Coen e Sam Raimi, o filme é uma fábula ao estilo das comédias de Frank Capra.

classificação indicativa: 12 anos

No limite da realidade (Twilight Zone: The Movie) – direção de Joe Dante, John Landis, George Miller e Steven Spielberg – EUA, 1983, 35mm, cor, 101′ | Legendas em português
Dan Aykroyd, Albert Brooks, Vic Morrow, Scatman Crothers, Kathleen Quinlan

Quatro histórias de terror, suspense e ficção científica, baseadas na popular série de televisão “Além da Imaginação”. Um homem racista, que sente na pele a sensação de exclusão apenas devido à cor de sua pele ao viajar no tempo até a Alemanha nazista. Homem chega em um asilo e realiza os desejos dos moradores do local, ao transformá-los em jovens encarnações de si próprios. Um garoto de 10 anos, ganha uma carona de uma mulher e passa a aprisioná-la, juntamente com outras pessoas, em um universo por ele criado. Um passageiro está em um avião e tenta convencer outras pessoas, inutilmente, da existência de uma criatura do lado de fora da aeronave, tentando sabotá-la.

classificação indicativa: 14 anos

A profecia dos sapos (La prophétie des grenouilles) – direção de Jacques-Rémy Girerd – França, 2003, 35mm, cor, 90′ | Dublado em português

Mais uma vez, o mundo encara os 40 dias de chuva interrupta. Os sapos, que profetizaram a catástrofe iminente, tentaram alertar os humanos. Dois adultos e duas crianças procuram abrigo em um celeiro enorme. Nessa casa flutuante, eles reúnem os animais da fazenda e os bichos do zoológico da vizinhança. O mundo é inundado e tudo que eles têm para comer são 28 toneladas de batatas. Animação francesa exibida no Festival de Berlim em 2004.

Classificação indicativa: livre

Roma (Roma) – direção de Federico Fellini – Itália/França, 1972, 35mm, cor, 130′ | Legendas em português
Peter Gonzales Falcon, Fiona Florence, Anna Magnani, Gore Vidal

Um semi-documentário de Fellini, que faz um passeio pela capital italiana através de sua arquitetura, personagens e moradores, hábitos e mistérios. Fotografia de Giuseppe Rotunno, figurino de Danilo Donati e música de Nino Rota.

classificação indicativa 14 anos

Sinfonia Amazônica – direção de Mario Latini – Brasil, 1953, 35 mm, 61′

Sete lendas amazônicas (lenda da noite, lenda da formação do Rio Amazonas, lenda do fogo, lenda da Caapora, lenda do Jabuti e da Onça, lenda da Iara e lenda do Arco-Íris), são interligadas pelo indiozinho Curumi, que tem um boto como companheiro de aventura.

classificação indicativa: livre

SERVIÇO
Evento: Cinemateca Brasileira: FANTASIA NO CINEMA de 17 de julho a 10 de agosto
Data: de 17 de julho a 10 de agosto
Local: CINEMATECA BRASILEIRA
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana
Classificação etária: consultar programação acima
Ingressos: gratuita
Informações para o público: (11) 3512-6111 (ramal 215)
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *