Bixiga 70 retorna de tour internacional e faz show no Serralheria (SP)

No próximo dia 10 de julho, o Serralheria Espaço Cultural recebe a big band de afrobeat Bixiga 70. O grupo paulista apresentará o show de seu segundo trabalho, lançado em setembro de 2013, incluindo os sucessos “Deixa a Gira Girá” (ponto de candomblé, já adaptado pelo trio baiano Os Tincoãs, em 1973); “Ocupaí”, “5 Esquinas”, “Kriptonita” e “Isa”. Sem título como o primeiro, o disco é totalmente independente e conta novamente com a mixagem do norte-americano Victor Rice. Com produção e arranjos de autoria da banda, o álbum reflete o aprofundamento em suas influências musicais, ao mesmo tempo em que aponta novos caminhos e sonoridade. Este show dá início à turnê que faz parte de patrocínio obtido através da seleção pública do Petrobrás Cultural.

A banda Bixiga 70 formou-se para explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira, em composições próprias e versões de artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Pedro Santos e Os Tincoãs. Seu nome está ligado ao endereço do estúdio onde o conjunto nasceu: o número 70 da rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga. Considerado por muitos como o berço do samba paulistano, o bairro também hospeda e alimenta a imaginação desses dez músicos que fazem uma leitura cosmopolita da música de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros, da música malinké, da psicodelia, do dub, acompanhada de improviso e dança.

O primeiro álbum do grupo, de 2011, foi aclamado pelo público e crítica, figurando nas principais listas de melhores discos do ano em diversos veículos nacionais. As apresentações ao vivo renderam convites para diversos shows em festivais importantes do Brasil como o palco principal da Virada Cultural de São Paulo, em 2012; o Rec Beat 2012 e o Porto Musical 2013, ambos em Recife; o Nova Consciência, em Campina Grande; o Festival de Inverno de Garanhuns, Conexão Vivo, entre outros.

Em 2012, o grupo participou do festival de afrobeat Felabration, em Amsterdam, ao lado de figuras importantes deste cenário como Tony Allen, Jungle By Night e Woima Collective. E em 2013, a banda viajou em nova turnê pela Europa, passando por Suécia, Alemanha, Holanda e França, com destaque para as apresentações no renomado “Roskilde Festival “(Roskilde, Dinamarca) e no “Aux Heures d’Eté”(Nantes, França).

Nesse ano, a big band ganhou o 25º Prêmio da Música Brasileira, na categoria “Revelação e acaba de retornar da tour internacional “Ocupaí”.

O grupo é formado pelos músicos: Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Mauricio Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes e Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

SERVIÇO
Bixiga 70
Data: 10/07
Horário: Show às 23h00
Serralheria Espaço Cultural
Endereço: Rua Guaicurus, 857
Ingressos: R$20,00 (antecipado – http://www.gorockbee.com/serralheria / http://escapeserralheria.org) e R$25,00

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *