LUME ocupa o Sesc Campinas a partir da próxima terça, dia 8, e prepara grande espetáculo de rua

Do alto de um edifício, uma figura com um magnífico par de asas observa atentamente os transeuntes em sua correria pelas ruas da cidade. Embaixo, outros seres estranhos e espetaculares se juntam chamando a figura: ele vai voar ou cair? Saltar ou desabar? Bem-vindo ao PERCH, um projeto que celebra nossos sonhos e medos de voar…e cair.

Apresentado simultaneamente no Largo do Rosário, em Campinas, e no Centro de Glasgow, na Escócia, nos dias 19 e 20 de julho de 2014, o projeto é resultado de uma pesquisa em parceria entre três coletivos de teatro: o LUME Teatro – Unicamp, de Campinas-SP; o Conflux, da Escócia, e o Legs on the Wall, da Austrália. No Brasil, o projeto é realizado pelo LUME Teatro-Unicamp, pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e tem correalização do Sesc Campinas, além de diversos apoiadores e parceiros.

O projeto PERCH promove, em julho, uma série de atividades em três categorias: oficinas, processo criativo aberto ao público e espetáculo de rua. Entre os dias 8 e 21, diversas oficinas abordam as etapas de criação cênica, como elaboração de figurinos, produção e preparação audiovisual. De 8 a 17 de julho, o processo criativo do LUME pode ser observado pelo público no ensaio aberto que acontece no Galpão do Sesc Campinas e que antecede as apresentações do espetáculo de rua, nos dias 19 e 20 de julho, às 17h15, no Largo do Rosário. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições para as oficinas dependem da disponibilidade de vagas.

Apresentações

Reunindo mais de 200 participantes em diversas plataformas artísticas como música – com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp executando trilha sonora original – projeção de imagens, inserções ao vivo entre Brasil e Escócia, teatro e atrações circenses, PERCH vê o mundo de uma perspectiva diferente, adentrando num universo repleto de imagens e sonoridades. O espetáculo faz parte da celebração dos 240 anos de Campinas e da abertura cultural do Commonwealth Games 2014, no Reino Unido.

A música será um espetáculo à parte. No Brasil, o evento conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e a Orquestra Sinfônica da Unicamp que, juntas, executam a trilha sonora exclusiva do espetáculo, composta pelo músico irlandês Stephen Deazley, sob a regência do maestro Victor Hugo Toro. A trilha é um dos pontos comuns que devem unir os dois países, e será executada também no espetáculo de Glasgow, pela National Youth Orchestras of Scotland’s Senior Orchestra. Personagens e cenas projetadas em telões nas praças intercalam as narrativas dos dois países durante a apresentação.

Parte espetáculo musical, parte show multimídia, teatro ao ar livre e circo, o PERCH (que em inglês significa poleiro) povoa a imaginação do público com a presença de figuras exóticas e criaturas inspiradas em pássaros. “Temos um roteiro comum com Glasgow, com as cenas, performances de aéreos e músicas acontecendo ao mesmo tempo, se complementando e integrando os dois países”, explica Ricardo Puccetti, do LUME Teatro, diretor-geral do espetáculo no Brasil e na Escócia. Somente o “espetáculo-piloto”, realizado em Campinas-SP em outubro de 2013, como uma prévia do grande espetáculo de julho de 2014, reuniu um público de mais de mil pessoas.

Números

Para a realização de um projeto deste porte, serão contratados centenas de profissionais de diversas áreas: somente no Brasil, além dos músicos das duas orquestras (que juntas somam quase 100 integrantes), 80 artistas formam cenas ao ar livre, bailarinos e acrobatas aéreos realizando performances nos prédios, sacadas, árvores e telhados, além de estruturas customizadas para a realização de aéreos, equipes de audiovisual e projeções, cinegrafistas, sonoplastas, figurinistas, iluminadores, técnicos, produtores, diretores e equipe de apoio.

“PERCH: Uma Celebração de Voos e Quedas” chegaa suaetapa final, com a finalização da montagem, ensaios de rua, oficinas, ensaios das orquestras, produção, roteiro e ensaios com artistas convidados. Na última semana de junho, o diretor Ricardo Pucceti, do LUME Teatro, viaja a Glasgow para a realização de ensaios com os atores do espetáculo na Escócia. PERCH é um evento de grande porte nunca antes visto no Brasil:milhares de sonhadores, voadores, pessoas em forma de pássaros, músicos, sons, instrumentos, imagens, rompendo fronteiras e atingindo muitos públicos.

Núcleo formativo – Processo criativo aberto ao público

Outra vertente importante do projeto PERCH é o caráter formativo. O LUME Teatro, por ser um Núcleo de Pesquisa da Unicamp, sempre priorizou, em seus 29 anos de existência, a formação de novos artistas e o contato com estudantes de artes cênicas, ministrando cursos e realizando demonstrações técnicas por todo o Brasil e em diversos países do mundo. Para esta etapa, foram abertas 110 vagas para oficinas de Atuação (30 vagas), Atuação-Produção (25 vagas), Produção (25 vagas) e Figurinos (30 vagas), realizadas com o Sesc Campinas. A partir de 7 de julho, os participantes fazem uma “oficina de imersão” de 10 dias com o LUME Teatro, sendo incorporados à equipe que realiza o grande espetáculo nos dias 19 e 20 de julho.

As oficinas ocupam o Galpão Multiuso do Sesc Campinas e são abertas ao público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3289 9869 (com Marina). Ainda há vagas para a oficina de produção; Todas as outras já estão esgotadas. O público pode ainda observar o processo criativo durante toda a duração da atividade ou conhecer um pouco mais do projeto artístico por meio de visitas guiadas, às 10h e às 15h, durante todo o período de ensaios. As visitas guiadas dos dias 8 e 11 de julho, às 10h, e do dia 16, às 15h, terão acessibilidade através de audiodescrição e tradução em libras, em parceria com a SMPD – Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

SERVIÇO
Oficinas PERCH – Atuação, Atuação-Produção, Produção e Figurinos
Data: 7 a 21* de julho. Terça a sábado, a partir das 10h.
Locais: Galpão Multiuso de Sesc Campinas, sede do LUME Teatro e Largo do Rosário.
*O dia 21 será utilizado para diálogos de encerramento das oficinas, trabalhos de pós-produção, desmontagem e organização dos materiais utilizados.
GRÁTIS (inscrições para a oficina de Produção podem ser feitas pelo telefone (19) 3289 9869 (com Marina). As outras oficinas já estão ESGOTADAS).

Processo criativo aberto ao público e visitas guiadas
Data: 8 a 17 de julho. Terça a sábado, a partir das 10h. Visitas: 10h e 15h (consulte horários para visitas com audiodescrição e tradução em libras).
Local: Galpão Multiuso do Sesc Campinas.
GRÁTIS

Espetáculo “PERCH – Uma Celebração de Voos e Quedas”
Data: 19 e 20 de julho. Sábado e domingo, 17h15.
Local: Largo do Rosário, Centro, Campinas (SP)
GRÁTIS

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *