OSB recebe Stefan Dohr em apresentação no Festival de Campos do Jordão com regência de Roberto Minczuk

A partir do dia 5 de julho começa em Campos do Jordão, em São Paulo, o 45º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Como já é tradição a Orquestra Sinfônica Brasileira marca novamente presença no mais importante festival de música clássica da América Latina e se apresenta no dia 12 de julho, às 20h30, no Auditório Cláudio Santoro. Recebendo o primeiro trompista da Filarmônica de Berlim, Stefan Dohr, a OSB apresenta um repertório alemão desafiante e exigente com peças de Richard Wagner, Johannes Brahms e Richard Strauss, em homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor, com a peça “Concerto para trompa nº1 em mi bemol maior” solada por Dohr. À frente dos músicos da OSB estará Roberto Minczuk, maestro titular do conjunto e figura importante na trajetória do Festival, do qual começou a fazer parte aos 11 anos de idade como aluno. Tempos depois o maestro volta ao evento como professor de trompa, em seguida como professor de regência e diretor artístico de 2004 a 2009. Como fruto desta parceria, o maestro tem três CDs gravados com a Orquestra Acadêmica do Festival.

A noite germânica da OSB começa com a interpretação de “O Idílio de Siegfried”, composta em 1869. A peça é particularmente íntima e traz de inspiração momentos da vida familiar e conjugal de Wagner, como o fato de ter sido concebida como um presente de aniversário para Cosima, mulher de Wagner, após o nascimento do filho deles. A música serviu, também, para celebrar o ano em que o compositor e a mulher finalmente puderam se casar, em 1870, depois de anos perturbadores em que Cosima lutava pelo divórcio do seu primeiro marido.

Apesar de ter sido escrita para um conjunto de 15 músicos, “O Idílio de Siegfried” é comumente apresentada na versão para grande orquestra e traz temas e referências de duas outras obras de Wagner: “Siegfried”, terceira parte da ópera “O Anel de Nibelungo”, e a ópera “Valquíria”. A prémiere aconteceu em 1870, na manhã do dia 25 de dezembro, por um grupo de músicos da Orquestra Tonhalle de Zurique, na escadaria da Vila de Tribschen, com o intuito de despertar Cosima.

Em seguida, o convidado ilustre e referência no cenário clássico, Stefan Dohr, sobe ao palco para interpretar o “Concerto para trompa nº1” de Strauss, compositor celebrado este ano. O concerto foi composto em 1883, quando Strauss tinha apenas 18 anos, e foi dedicado ao seu pai Franz Joseph Strauss, trompista da Orquestra da Corte de Munique, que a considerou de execução muito difícil. A influência de Robert Schumann é dominante neste trabalho de Strauss, e pode-se perceber traços da obra “Concerto para quatro Trompas e Orquestra” e outros trabalhos do compositor. De harmonia conservadora, a peça traz, ao mesmo tempo, jovialidade e liberdade na melodia.

A orquestra traz ao público, ainda, a trabalhosa e belíssima “Sinfonia nº1 em dó menor”, de Johannes Brahms. A inspiração para escrevê-la surgiu em 1854 depois que o compositor escutou pela primeira vez a Sinfonia nº9 de Beethoven. Decidiu compor a sua própria Sinfonia também na mesma nota que a obra do conterrâneo, em dó menor. Diante do sucesso e importância da peça de Beethoven, Brahms sentiu-se desafiado a compor algo não menos arrebatador e demorou cerca de 21 anos (de 1855 a 1876), entre esboços e retoques finais, para dar-se por satisfeito e finalizar a sinfonia. Nesse meio tempo, Brahms era motivado pelos amigos, o violinista Joseph Joachim e o compositor Robert Schumann a seguir em frente. A estreia da primeira sinfonia em dó menor do compositor aconteceu em novembro de 1876 na cidade de Karlsruhe, na Alemanha, e foi conduzida pelo maestro, também amigo de Brahms, Felix Otto Dessoff.

SERVIÇO
Concerto OSB 45º Festival de Inverno de Campos de Jordão
Data: Sábado, 12 de julho, às 20h30, Auditório Cláudio Santoro
Endereço Auditório Claudio Santoro
Endereço:
Av. Dr. Arrobas Martins, 1800, Campos do Jordão – SP
Telefone: (12) 3662-6000
Valores dos ingressos: R$ 80
Vendas: Sala SP, internet e Call Center. E nas bilheterias do auditório Cláudio Santoro e Praça Capivari, em Campos do Jordão, a partir do dia 30/6.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *