Susan Meiselas e David Alan Harvey fotógrafos da Agência Magnum falam sobre projeto Offside Brazil no IMS-RJ

Amanhã, dia 3 de julho às 11h30, acontecerá um encontro entre Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM, Lorenza Bravetta, editora-chefe da Agência Magnum, Daria Birang, editora do projetoOffside Brazil, os fotógrafos da Magnum Susan Meiselas e David Alan Harvey, Rafael Vilela, do Mídia Ninja, o fotógrafo brasileiro André Vieira e Massimiliano Montanari, editor executivo da Save the Dream. Eles apresentarão o projeto e o resultado visual do que foi produzido até então. Fotos e vídeos serão projetados durante a conversa. Os fotógrafos falarão sobre suas experiências no país do futebol.

Desde o início da Copa do Mundo no Brasil, quatro fotógrafos da Agência Magnum, a histórica agência criada por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, mais cinco novos talentos da fotografia brasileira estão desenvolvendo o projeto Offside Brazil, em parceria com o Instituto Moreira Salles, a fundação Save the Dream e a ESPN.

Offside Brazil é o primeiro capítulo de um inovador projeto que usa o futebol como pretexto para criar um grande arquivo mundial de imagens a partir do olhar dos grandes nomes da agência em parceria com colaboradores locais. Seguindo grandes eventos ligados ao esporte, os fotógrafos irão criar um banco de imagens contemporâneo e distinto sobre o período em que vivemos. Sem fotografar os jogos em si, cada um está fotografando os arredores dos estádios, o funcionamento das cidades e como as pessoas se relacionam, ou não, com o evento.

Os quatro fotógrafos da agência escalados para iniciar o projeto são: Alex Majoli, David Alan Harvey, Jonas Bendiksen e Susan Meiselas. Juntam-se a eles cinco nomes da nova safra brasileira: Barbara Wagner, Pio Figueroa, ex Cia de Foto, André Vieira, Breno Rotatori e os coletivos Garapa e Mídia Ninja. Todos estão espalhados por diversas cidades-sede deste campeonato registrando o que acontece para além dos gramados.

SERVIÇO
Apresentação do projeto Offside Brazil
Data: 3 de julho, quinta-feira, às 11:30h
Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Aberto ao público.
Capacidade: 113 lugares
Tel.: (21) 3284-7400/3206-2500; Fax: (21) 2239-5559

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *