Circuito Syngenta de Viola Instrumental é atração em Sertãozinho

Causos, música de viola e muita prosa. Aquele gostinho de encontro do interior é o que o Circuito Syngenta de Viola Instrumental vai proporcionar para o público da feira Agronegócios Copercana em Sertãozinho no dia 27 de junho. Esta é a segunda edição do Circuito, que conta com o mestre na arte do “fazer”, do “tocar” e do “contar”, o artesão e violeiro Levi Ramiro que faz o show no Centro de Eventos Copercana a partir das 19h00. A entrada é gratuita. O ilustre convidado da noite de sexta-feira é Júlio Santin, que busca preservar a tradição da viola instrumental. Juntos, os músicos fazem do show uma aconchegante prosa descontraída regada à música de qualidade.

O Circuito de Viola é uma iniciativa da Syngenta e recebe apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet contando com a produção da 3S Projetos. A proposta é valorizar a música regionalista e a cultura da viola instrumental, difundindo suas vertentes e dando ao público a oportunidade de assistir a espetáculos que remetem à sua própria identidade.  O formato mescla música e prosa, com Ramiro como anfitrião, fazendo a “ponte” entre os violeiros e a plateia, através de “causos” e histórias pitorescas envolvendo a música regionalista de raiz. “Acredito que a música feita com a viola é o grande movimento musical do Brasil atual, que mesmo paralelo à grande mídia, no fundo sem grandes pretensões, preserva a viola tradicional respeitando sua história rural brasileira e usa seu verdadeiro sotaque pra construir a música atual”, complementa o violeiro.

Sertãozinho é a décima primeira cidade a receber a 2ª edição do Circuito Syngenta de Viola Instrumental que começou na cidade de Itápolis em agosto em 2012. Na edição anterior o circuito passou por cidades como: Vitória (ES), Paulínia (SP), São Paulo (SP), Uberlândia (MG) Campo Grande (MS), Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), Londrina (PR), Porto Alegre (RS) e Holambra (SP), sempre reunindo grandes nomes do gênero, a convite de Levi Ramiro. Para esta apresentação o violeiro de longa data presenteará o público com clássicos da viola como Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira) e Malandrinho (Tião Carreiro), além de suas próprias composições: Barroquinha e Vaquejada.

Sobre Levi Ramiro

Natural de Uru (SP), hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão tem sua trajetória marcada inicialmente pelo violão que o acompanhou nas primeiras composições e nos primeiros festivais. A partir de 1995, adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana. Em 2004, participou do primeiro grande Festival de Música Instrumental para Viola, promovido pela Syngenta, ficando entre os 16 finalistas.

Sobre Júlio Santin

O violeiro Júlio Santin nasceu no interior de São Paulo, região da Alta Paulista. Aprendeu a tocar e fabricar seus próprios instrumentos. Atualmente, à frente da Associação Cultural Caipirapuru, colabora na promoção e preservação da música caipira na região onde nasceu, organizando ações como o Caipirapuru (Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru, Feira Regional Caipira, Festa do Milho e Fórum de Cultura Caipira) em sua 14º Edição.

Como músico, já se apresentou ao lado de Gedeão da Viola, Rio Pardo, Zeca Collares, Fernando Deghi, Levi Ramiro, Índio Cachoeira, entre outros. Em 2006 lançou o CD instrumental de viola caipira “Sentimento Matuto” e agora Capim Dourado.

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 28.000 funcionários em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse www.syngenta.com

SERVIÇO
Circuito Syngenta de Viola Instrumental – Sertãozinho
Data: 27 de junho
Horário: 19h00
Onde: Centro de Eventos Copercana
Endereço: Rua das Violetas, 26 – Sertãozinho/SP
Entrada Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *