Cinco filmes encerram o mês de junho na Mostra Nelson Pereira dos Santos no Sesc Piracicaba

Entre os dias 24 e 29/6, a Mostra Nelson Pereira dos Santos – O Cinema de um País, em andamento na unidade do Sesc Piracicaba, apresenta mais cinco filmes da carreira do diretor precursor do movimento do Cinema Novo. As exibições encerram na primeira semana de julho.

Sesc Piracicaba-Mostra Nelson Pereira dos Santos-20JUNHO2014-01 Sesc Piracicaba-Mostra Nelson Pereira dos Santos-20JUNHO2014-02

Na terça-feira (24/6), o público poderá conferir Jubiabá, às 19h30, baseado no romance de Jorge Amado que conta a história de amor entre uma rica herdeira branca e Antônio Balduíno, negro órfão da favela Capa-Negro de Salvador. O filme, de 1987, tem a cara da Bahia e foi apresentado na Mostra de Veneza e premiado em Festival Internacional de Londres. Em seguida, “O Amuleto de Ogum” às 21h30, que tem trilha sonora assinada por Jards Macalé, narra e canta a saga do menino Gabriel, cujo pai e irmão foram assassinados e que, a pedido da mãe, Maria, é levado aos umbandistas, a fim de que seu corpo seja fechado como proteção pelos espíritos. A sua proteção, após envolver-se com amante bicheiro, é no amuleto de Ogum.

“A Terceira Margem do Rio” será exibidona sexta-feira (27/6), às 19h30. Ofilme é baseado em um conto de Guimarães Rosa que retrata a história de um homem que abandona sua casa e família para viver em uma canoa no meio de um rio na região central do Brasil, numa espécie de crise existencial. O único contato com pessoas é por meio de seu filho, que leva comida diariamente. O mistério se inicia quando nasce sua neta, Nhinhinha, que possui poderes mágicos e que o filho a leva até a beira do rio para conhecê-lo. Logo após, o público poderá conferir, a partir das 21h30, o longa “Boca de Ouro”, baseado na peça de Nelson Rodrigues que narra o pedido curioso de um famoso bicheiro em trocar todos os dentes por uma boca inteira de ouro. No dia seguinte, ele amanhece morto com 29 facadas, uma jornalista decide investigar sua vida e se depara com depoimentos contraditórios.

E no encerramento das exibições da Mostra para este mês de junho, o Sesc Piracicaba exibe às 11h do domingo do dia 29/6, a adaptação do romance de Jorge Amado, “Tenda dos Milagres”. Com cenas do início do século XX, a história gira em torno da vida de uma jornalista que prepara uma montagem de um filme sobre romance americano que veio à Bahia para conhecer a terra onde vivera Pedro Archanjo, cientista social autodidata e contestador das ideias racistas da Faculdade de Medicina. Tenda dos Milagres foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e recebeu o prêmio de melhor filme, diretor e atriz coadjuvante do Festival de Brasília.

Sobre a Mostra Nelson Pereira dos Santos

A Mostra Nelson Pereira dos Santos – O Cinema de um País segue até o 3/7 no Sesc Piracicaba e consiste na exibição de 19 longas e 1 curta-metragem do mais prestigiado cineasta brasileiro da atualidade, Nelson Pereira dos Santos. Aos 85 anos, eleito imortal da Academia Brasileira de Letras por suas adaptações audiovisuais inspiradas na literatura brasileira de Machado de Assis, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Nelson Rodrigues.

Assista a um trecho do filme Jubiabá – 1986

Assista a um trecho do filme O Amuleto de Ogum – 1974

Assista a um trecho do filme Boca de Ouro – 1962

Assista a um trecho do filme Tenda dos Milagres – 1977

SERVIÇO
Evento: Mostra Nelson Pereira dos Santos – O Cinema de um País
Data: de 24/06 até 29/06
24/6 – Terça. Teatro. Grátis.
Jubiabá – 19h30. Classificação etária: 12 anos
O Amuleto de Ogum – 21h30. Classificação etária: 14 anos.

27/6 – Sexta. Teatro. Grátis.
A Terceira Margem do Rio – 19h30. Classificação etária: 14 anos
Boca de Ouro – 21h30. Classificação etária: 14 anos.

29/6 – Domingo. Teatro. Grátis.
Tenda dos Milagres – 11h. Classificação etária: 14 anos

Local: SESC Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$ 20 (entrada inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações para o público: (19) 3437-9292
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *