Museu da Cidade – Oca recebe a maior exposição já realizada sobre a civilização Maia

Pela primeira vez em 3 mil anos de existência os maias chegam ao Brasil. O reconhecimento da riqueza cultural deste povo pré-colombiano começou a espalhar-se pelo mundo a partir do século XIX. Nas últimas décadas do século passado, quando seu sistema de escrita foi completamente decifrado, a cultura maia despertou definitivamente múltiplos interesses, em diversos segmentos da sociedade.

No Brasil nunca houve uma exposição capaz de traduzir e revelar a sua abrangência cultural no campo da arte, arquitetura e estudos astronômicos e matemáticos.

Brasil e México unem-se em uma parceria inédita que traz a São Paulo a exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”.

De 10 de junho e 24 de agosto, o Museu da Cidade – OCA, no Ibirapuera, receberá mais de 380 objetos da civilização maia que desvendam detalhes desse povo que floresceu por séculos em uma grande parte de nosso continente.

A curadoria da mostra é da Dra. Mercedes de la Garza, professora emérita da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e de sua reconhecida equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA).

A mostra, que foi apresentada no Palácio Nacional, na cidade do México até abril de 2014, seguirá para o Museu Quai Branly – Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, em Paris, na França, após a passagem pelo Brasil.

“Essa é a mais grandiosa e ambiciosa exposição de arte e arqueologia já realizada para uma civilização latino-americana. Ela reúne elementos que comprovam toda a complexidade dessa sociedade e seu desenvolvimento em importantes áreas do saber como, por exemplo, a habilidade que tiveram para entender os conceitos de tempo e espaço”, explica José Enrique Ortiz Lanz, coordenador nacional de Museus e Exposições do Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH).

Em São Paulo, a exposição é uma realização do INAH, da Embaixada do México, do Museu da Cidade – Oca e da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

“Com a inauguração da mostra “Mayas: revelação de um tempo sem fim” o Museu da Cidade – OCA se afirma como um espaço para grandes exposições mundiais no ano em que completa 60 anos de existência. Em um momento de celebração e de comunhão em torno da Copa do Mundo, Brasil e México têm o privilégio de atuar em parceria para trazer a São Paulo a maior de todas as exposições já organizadas sobre a civilização maia, para ser exibida de forma inédita, antes mesmo de outras capitais mundiais. Esta é uma valiosa oportunidade para paulistanos e visitantes terem contato com os conhecimentos e contemplarem um dos povos pré-colombianos mais desenvolvidos” afirma o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

A exposição conta com o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio a Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e tem o patrocínio do Banco Itaú, da Embratel, da Claro e da Caixa Seguros, além do apoio da Femsa e Pullman.  Conta também com o apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.

A organização da exposição está a cargo da Expomus, empresa brasileira que atua desde 1981 no mercado cultural, tendo realizado importantes projetos no Brasil e no exterior.

SERVIÇO
“Mayas: revelação de um tempo sem fim”
Data: 10 de junho e 24 de agosto
Horário: De terça a domingo das 9 horas às 18 horas
Museu da Cidade – OCA
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3 – Parque Ibirapuera / São Paulo – SP
Telefone: +55 11 3241-1081
Entrada Franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *