Júlia Kater em mostra individual na SIM Galeria

No próximo dia 10 de junho, às 19h, a SIM Galeria apresenta mostra individual da fotógrafa e artista plástica, Júlia Kater. Com séries inéditas desenvolvidas por ela em 2013 e 2014, a exposição permanece em cartaz até o dia 12 de julho, com entrada franca. O texto de apresentaçãoé do crítico de arte e pesquisador de fotografia Eder Chiodetto, que é também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006.

Filha de mãe francesa e pai brasileiro, Júlia nasceu em Paris, França, mas hoje vive e trabalha em São Paulo. Sempre se dividindo entre os dois países, a artista se apaixonou pela fotografia ainda na adolescência e viu na arte uma forma de guardar suas memórias. Graduada em Fotografia, pela Escola de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM) e vencedora do Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea em 2011 ela é representada exclusivamente pela SIM Galeria. Em janeiro deste ano, a artista esteve com a mostra individual Como se Fosse, na CAIXA Cultural Brasília.

De acordo com Chiodetto, a estratégia usada pela artista em suas obras de certa forma remonta à relação entre projeção de luz e desenho, pois não há como saber se a paisagem que ela sutilmente sugere se encontra abaixo dessa superfície, se foi projetada sobre o papel ou, ainda, se é imaginária.  Ele explica que por meio de choques, junções e espécies de atos falhos da capacidade ocular, a artista nos convoca para pensar os jogos de representação da fotografia deslocados do referente imediato. “As coisas definitivamente não são tal e qual a vemos ou como a fotografia as representa. Mas Julia Kater, com sua poética envolvente e seu estilete preciso, abre fendas para investigar o que se oculta entre a aparência e a espessura do mundo”, ilustra Chiodetto.

SERVIÇO
Individual de Julia Kater
Abertura: 10 de junho, às 19h
Período: De 11 de junho a 12 de julho. De terça a sexta das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 18h.
Local:  SIM Galeria
Endereço: Alameda Presidente Taunay 130 A, Batel – Curitiba (PR)
www.simgaleria.com

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *