Grupo KABULA RIO promove “Roda de Capoeira” e “Roda dos Saberes” – Palestra: Sob as Pedras do Cais – Tragédia e Milagre com Hebe Mattos no Cais do Valongo

O grupo de capoeira KABULA RIO em parceria com o movimento cultural Conexão Carioca de Rodas na Rua, realiza mensalmente a Roda de Capoeira do Cais do Valongo. No próximo dia 21 de junho, a partir das 10h30, na Zona Portuária, na Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania) acontecerá a Roda dos Saberes cuja palestra será com a professora e doutora em História Hebe Mattos. Após a palestra acontece a tradicional Roda de Capoeira.

Totalmente gratuita, a palestra vai abordar a história e o legado cultural da última geração de africanos escravizados chegada ao Rio de Janeiro no século XIX e sua ligação com o Porto do Rio de Janeiro. Para isso, desenvolverá os seguintes temas: a extrema violência dos processos de escravização na África e de chegada ao Brasil pelo cais do Valongo e depois por portos clandestinos do litoral fluminense; o cotidiano da vida nas senzalas e os processos de reinvenção de cultura(s) centro-africana(s) nas lavouras de café do Vale do Paraíba; as migrações negras do século XX e o porto como território negro no Rio de Janeiro após a abolição.

Hebe Mattos: Professora Titular de História do Brasil na Universidade Federal Fluminense É autora de livros, filmes de pesquisa sobre a história social e a memória da escravidão africana e do pós-abolição no Brasil, entre eles, “Das Cores do Silêncio” (Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, 1993, Editora da UNICAMP, 2014).

Sobre o KABULA

Integrante da Conexão Carioca de Rodas na Rua, Kabula Rio é uma escola de capoeira angola criada em 2004 por Carlo Alexandre Teixeira da Silva (Mestre Carlão) com sede nacional no Rio de Janeiro e sede internacional em Londres. Movimento corporal e pensamento integrados fazem parte da missão do Kabula que propõe que a capoeira angola seja ferramenta de transformação social e cultural, entendendo-a como prática esportiva, modalidade de desenvolvimento holístico do ser humano e meio de disseminação dos valores e conhecimentos de matriz africana. Através de aulas, oficinas e eventos de capoeira, juntamente com a realização de atividades de intercâmbio e vivências com outros grupos, é que o Kabula busca atingir esse objetivo.

O Kabula também desenvolve atividades com o objetivo de transmitir e valorizar a história, a estética, a filosofia e o conhecimento de outros saberes populares brasileiros, especialmente de matriz africana, como o samba de roda, o jongo e o candomblé. Assim, há o incentivo ao desenvolvimento de parcerias, projetos e propostas de intercâmbio com outros grupos culturais e a realização e participação em palestras sobre estas temáticas. O Kabula também procura integrar a prática da capoeira com outras linguagens artísticas, como a música, a dança, as artes cênicas e as artes visuais, realizando apresentações e promovendo oficinas com profissionais reconhecidos nessas áreas de atuação.

SERVIÇO
Grupo KABULA RIO
Data: 21 de junho de 2014
Horário: 10h30 – Roda dos Saberes: Palestra Sob as pedras do Cais – Tragédia e Milagre Com Hebe Mattos
Horário: 11h30 – Roda de Capoeira do Cais do Valongo
Local: Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania- Zona Portuária. Em caso de chuva, as atividades são transferidas para o Instituto dos Pretos Novos na Rua Pedro Ernesto 32,34 – Gamboa.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *