Cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda é exibida na Mostra Nelson Pereira dos Santos no Sesc

Em seu cinema, Nelson Pereira dos Santos tem a característica de valorizar personalidades marcantes e significativas na cultura e história do Brasil. Em Raízes do Brasil I e II, lançado em 2003, o diretor produz um documentário sobre Sérgio Buarque de Hollanda, autor dos livros Raízes do Brasil e Visão do Paraíso, com depoimentos de familiares e amigos como Paulo Vanzolini, Chico Buarque de Hollanda e Antonio Cândido.

Mostra Nelson Pereira dos Santos – O Cinema de um País-PROMO-16JUNHO2014

O lançamento do longa foi uma homenagem ao centenário de nascimento de Sérgio (1902), incluindo imagens de seu arquivo pessoal e de cenas históricas, além de depoimentos. Na primeira parte, o filme aborda o cotidiano do escritor, a forma como interagia com família e amigos e seus depoimentos, mostrando fatos relevantes de sua intimidade. Já a segunda parte trata da produção intelectual do historiador e suas contribuições com a sociedade, já que ele esteve presente em grandes movimentos da nossa cultura e vida política. Nesta parte o público tem um contato maior com dois de seus mais importantes livros: Raízes do Brasil, de 1936, e Visão do Paraíso, publicado em 1958, numa primeira edição limitada, para fins acadêmicos.

Sobre a Mostra Nelson Pereira dos Santos

A Mostra Nelson Pereira dos Santos – O Cinema de um País acontece até 3/7 no Sesc Piracicaba e consiste na exibição de 19 longas e 1 curta-metragem do mais prestigiado cineasta brasileiro da atualidade, Nelson Pereira dos Santos. Aos 85 anos, eleito imortal da Academia Brasileira de Letras por suas adaptações audiovisuais inspiradas na literatura brasileira de Machado de Assis, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Nelson Rodrigues.

SERVIÇO

Mostra Nelson Pereira dos Santos – O Cinema de um País
Raízes do Brasil I e II
2003, cor, 146’, Não Ficção
Elenco:Paulo Vanzolini, Chico Buarque de Hollanda e Antonio Cândido.

Data: 22/06/2014 – domingo | Horário: 14h
Local.: Teatro do SESC Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Classificação etária: 10 anos
Ingressos: entrada grátis.
Informações para o público: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *