Chapeuzinhos Coloridos, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, sai das páginas do livro e ganha as praças de São Paulo

De igual, só o “Era uma vez…”. Daí para frente, a imaginação corre solta e Chapeuzinhos Coloridos, história criada pelos escritores José Roberto Torero e Marcus Aurélius Pimenta, transgride o conto de fadas da menina, sua avó e um lobo mau. A estreia e circulação de Chapeuzinhos Coloridos faz parte do projeto “O Início, o Meio, o Fim, e o Depois?” contemplado pela 24ª edição da Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.

Para “saltar” a história do livro para o teatro, o Núcleo Cênico ProjetoBaZar adaptou o livro de Torero e Pimenta e estreia no próximo dia 15 de Junho de 2014, às 11h, no Parque da Luz. A partir dessa data, o espetáculo corre alguns parques da cidade, como Ibirapuera, Parque Lajeado, André Vital, entre outros.

Em Chapeuzinhos Coloridos, seis diferentes netas aparecem em cena, com personalidades bastante diferentes daquela menina boa, que vai levar doces para a avó na floresta. Nessa história, seis diferentes meninascom seis diferentes cores de chapéu (lilás, azul, verde, branco, preto e laranja) visitam a avó, mas cada uma delas com personalidade diferente.

Chapeuzinho Verde, por exemplo, é ambiciosa, faz tudo por dinheiro, venderia a torta que leva para a avó para ganhar uns trocados. A Lilás quer ser famosa, não leva doces para sua avó, mas sim revistas de fofoca, e seu programa predileto é ver novela. A Laranja é gulosa, come muito, sempre, e a Azul engana o Lobo para que sua avó possa cozinhá-lo. A Chapeuzinho Branco é triste, porque ficou órfã de pai, mas em uma reviravolta do enredo, a felicidade volta a reinar, quando sua mãe se casa com o caçador. E é no final, quando entra a personagem com o chapéu preto, que a história mostra a questão da morte e da passagem do tempo.

Embora as histórias, tal qual a conhecemos, tomem um caminho diferente, a estrutura narrativa se mantém, porque a menina continua a ser neta da avó que mora na floresta, e que encontra o personagem do Lobo. Mas nesse ponto terminam as semelhanças, e daí para frente tudo toma um rumo diferente do original.

Sobre esse ponto, um dos autores explica: “[a intenção foi] rever a história da Chapeuzinho Vermelho com aquela estrutura básica: sai de casa, vai pela floresta, chega na avó, encontra o Lobo, o caçador chega… Tudo isso transcorre da maneira tradicional, porém a história que se desenrola a partir dessas situações é sempre diferente”, diz Marcus Aurélius Pimenta.

SERVIÇO
Chapeuzinhos Coloridos

Junho
Dia 15 às 11h– Bosque de Leitura do Parque da Luz
(Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro)

Dia 18 às 12h – Ônibus Biblioteca – Roteiro Jd. Das Rosas
(R. abril Peres, 80 – 2ª praça)

Julho

Dia 02 às 10h30-Ônibus Biblioteca – Roteiro Jd d´Abril
(R. Eusébio de Paula Marcondes, ao lado do CEI Lo Turco)

Dia 27 às 14h – Ponto de Leitura Vila Mara
(Rua Conceição do Almeida, 170 -São Miguel Paulista – ao lado da estação Jd. Helena/Vila Mara da CPTM)

Agosto

Dia 10 às 11h – Bosque de Leitura do Parque Lajeado
(Rua Antônio Thadeo, 74 – Guaianases)

Dia 24 às 11h– Ponto de Leitura André Vital
(Av. dos Metalúrgicos, 2255 – Cidade Tiradentes)                                   

Setembro

Dia 07 às 11h– Bosque de Leitura Parque do Ibirapuera
(Av. República do Líbano, 1151 – Portão 7 – ao lado do Viveiro Manequinho Lopes – Ibirapuera)

Dia 21 às 11h– Ponto de Leitura Praça do Bambuzal
(Rua da Colônia Nova s/n – Pça Nativo Rosa de Oliveira- Pça do Bambuzal – Jardim Ângela)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *