SESC TAUBATÉ exibe documentários sobre festas brasileiras

Na próxima quinta-feira, dia 12, o Sesc Taubaté realiza a exibição da Série Documentários, inclusa em sua programação de cinema, a partir das 15h. A Série pretende exibir documentários abordando diversas linguagens, artísticas, culturais, sociais, políticas e históricas, com objetivo de promover um constante diálogo com os participantes.

Sesc Taubaté-Marujada documentario-10JUNHO2014

Nesse mês, o tema são Festas Brasileiras – Autos Populares, em que serão exibidos os documentários: Marujada, Boi de Mamão, Zambiapunga e Cavalo Marinho. Marujada é o ritual religioso realizado todos os anos na cidade de Bragança, no Pará, em homenagem a São Benedito ocupando um lugar de destaque nas tradições e na cultura local.

O Boi de mamão é uma tradição do litoral catarinense. Os grupos folclóricos representam cantos e danças com um enredo central fixo, no qual o boi do vaqueiro Mateus morre e são chamados vários personagens para tentar ressuscitá-lo.

Zambiapunga é uma tradição folclórica de Nilo Peçanha, no sul da Bahia, que traz os foliões às ruas da pequena cidade duas vezes por ano. Esta manifestação cultural, de origem africana, veio para o Brasil com os escravos negros.

A tradição do Cavalo Marinho é apresentada por seus participantes, trabalhadores do corte da cana na região da Zona da Mata, em Pernambuco e pelos comentários Helder Vasconcelos, músico, ator e dançarino. A atividade é gratuita e aberta ao público.

SÉRIE DOCUMENTÁRIOS

Festas Brasileiras – Autos Populares
Marujada – 23’27”
Boi de Mamão – 23’19”
Zambiapunga – 23’58”
Cavalo Marinho – 24’58”
Dia 12, às 15h. Grátis.

SERVIÇO
Evento: SESC TAUBATÉ exibe documentários sobre festas brasileiras
Data: 12/06/2014 – quinta-feira | Horário: 15h
Local: Sesc Taubaté
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: entrada gratuita.
Informações para o público: (12) 3634-4000
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *