Estreia de “Cândido, uma poética espiritual” no Viga Espaço Cênico

No dia 19 de julho de 2014 estreia, no Viga Espaço Cênico, o espetáculo CÂNDIDO, UMA POÉTICA ESPIRITUAL. O texto, um monólogo, é de Aguinaldo Gabarrão, que também o interpreta, e a direção é de Fabio Caniatto. A peça tem poemas de Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Tertuliano Inácio Reis e Manoel Rodrigues, estes dois últimos catireiros do triângulo mineiro, terra de Francisco Cândido Xavier. Em cena, Gabarrão desdobra-se em sete personagens que povoam o universo simbólico da relação entre mundos paralelos, algo comum na vida do médium, um homem emblemático, nascido em 1910 em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Gabarrão debruçou-se, durante quatro anos, sobre a vida de Francisco Cândido Xavier. A intenção não foi fazer uma biografia do médium mineiro, até porque o cinema e a literatura já o fizeram; o que moveu o ator e dramaturgo foram os dilemas de um homem entre a realidade material e o mundo espiritual, contestado por outros. O grande desafio do ator é a representação dos diálogos entre os personagens, uma vez que se trata de um monólogo.

Para desenvolver em cena os personagens, o autor fez uso de um linguajar típico do triângulo mineiro e utiliza poesias de Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Tertuliano Inácio Reis e Manoel Rodrigues da Cunha, o maior poeta do catira nos sertões de Minas Gerais até a primeira metade do século XX.

No palco, de uma forma intimista, vemos um Cândido velho. Sua memória recupera fatos da infância, quando era apaixonado por estrelas, e da adolescência, quando questionava o sentido de vida e morte. Mas, adulto, perde o contato com o ideal infantil. Em todas as fases de Cândido – criança, jovem, adulto e velho –, o personagem é questionado ou influenciado por seres deste e, talvez, de outro mundo.

SERVIÇO
“Cândido, uma poética espiritual”
Data: 19 de julho a 21 de setembro de 2014
Horário: Sábados às 21h, Domingos às 18h
Local: Viga Espaço Cênico – Sala Piscina
Endereço: Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros, São Paulo (próximo ao Metrô Sumaré).
Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada R$20,00)
Duração: 60 minutos
Lotação: 40 lugares
Recomendação: 10 anos
Telefone: (11) 3801-1843 / www.viga.art.br / facebook.com/vigaespacocenico

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *