Exposição trata o empobrecimento da memória dos paulistanos em decorrência do crescimento econômico

“Uma reflexão sobre ciclos irregulares”, do paulistano  Victor Leguy, expõe a história enclausurada no subsolo do local. A existência de elementos tóxicos resultantes da incineração do lixo tornou a área imprópria para o convívio social, apenas retomado com a iniciativa de revitalização que originou a Praça Victor Civita, assim descreve o trabalho o historiadorMarcelo Bressanin, em seu texto de curadoria.

A obra coloca em evidência as mudanças sociais estabelecidas, em grande parte, pelo crescimento acelerado de São Paulo. A instalação contornao debatesobre as mudanças inerentes ao desenvolvimento econômico, levando em conta especificamente as modificações ocorridas na região de Pinheiros, dos bairros conjuntos e da própria capital. A instalação fica em cartaz entre  28 de maio e 27 de julho, na Praça Victor Civita.

A pesquisa do artista envolve desenhos, videoprojeções, instalações e objetos. Em seu processo de trabalho, ele absorve histórias reais e ficcionais, aproximando realidades e acontecimentos pontuais no percurso histórico. “Eu me aproprio de elementos como fotos, vídeos, textos ou quaisquer outros arquivos que possuam um pré-significado, uma memória emocional fracionada como um vestígio ou parte de algo”, explica Leguy.

Grafite, carvão, borrachas, pedras, fitas, mobiliários -elementos comuns do cotidiano – podem ser reconhecidos na obra do artista assim como a ideia de utilização destes e de outros elementos  usados para executar e pensar o próprio processo de cada material, como se relacionam com o mundo, com a pesquisa e a apropriação de elementos.  A criação nasce em superfícies diferentes, papéis usados, rasurados, uma fotografia queimada pela ação do sol, um trecho de filme 8 mm, gravações, ruídos. Estas pequenas histórias da matéria são absorvidas e somadas ao processo do trabalho como corpo fundamental em toda a sua concepção.

SOBRE VICTOR LEGUY

Nasceu na cidade de São Paulo, em janeiro 1979, onde vive e trabalha. Bacharel em Desenho Industrial / Artes Visuais pelo Mackenzie (2003), fez especialização no Atelier de Gravura do Masp/São Paulo (2005/06 ) e Desenho Conceitual I e II. Participa do grupo de discussões de Projeto no Atelier Hermes, ministrado pelos artistas Nino Cais e Marcelo Amorim. Além disso, fez curso intensivo de Desenho e Conceitualização, Procedência e Propriedade e DynamicEncouters (Londres, Nova York e na Bienal de Veneza) com o professor Charles Watson . Entre suas exposições, destacam-se “The World Werehere”, na  UpstairsGallery, em   Oslo (2013);  Heiska Cultural Centre, em  Haukijärvi, na Finlândia (2013), MARP – Museu de Artes Ribeirão Preto (2014), entre outras.

SERVIÇO
Exposição – Uma Reflexão Sobre Ciclos Irregulares
Data: abertura28 de maio até  27 de julho
Horário: a partir das 08h
Local:Prédio do Incinerador – Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: Entrada gratuita
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *