SESC TAUBATÉ exibe melhores filmes de 2013, “Amor”, “Zarafa” e “O Som ao Redor” estão na lista

O mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo, Festival Sesc Melhores Filmes, exibe em sua 40ª edição, nos meses de abril e maio de 2014 os escolhidos do ano de 2013.

São filmes eleitos por público e crítica nas categorias: melhor filme, diretor, ator e atriz nacionais e estrangeiros e melhor roteiro, fotografia e documentário nacionais. Os filmes mais votados integram a programação do festival que acontece em São Paulo, no CineSesc, e em mais 15 cidade do interior, litoral e grande São Paulo.

Mostra Sesc Melhores Filmes de 2013-Amor-22MAIO2014 Mostra Sesc Melhores Filmes de 2013-zarafa-22MAIO2014 Mostra Sesc Melhores Filmes de 2013-pais e filhos-22MAIO2014 Mostra Sesc Melhores Filmes de 2013-Frances-22MAIO2014 Mostra Sesc Melhores Filmes de 2013-branca de neve-22MAIO2014

No Sesc Taubaté, a Mostra Sesc Melhores Filmes de 2013 tem início a partir da próxima terça-feira, dia 20 de maio. O evento oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas no ano anterior. As exibições acontecem até o dia 25, e serão exibidos os seguintes filmes: Frances Há, Las Acacias, Tatuagem, Amor, Zarafa, Pais e Filhos, O Som ao Redor e Branca de Neve. Para assistir à Mostra é necessário retirar os ingressos antecipadamente.

Confira no anexo as sinopses e datas dos filmes
MOSTRA SESC MELHORES FILMES DE 2013

Frances Há – EUA, 2012, comédia dramática, 86’
Frances divide um apartamento em Nova York com Sophie, sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isso signifique que ela e Frances passem a morar separadas. É quando se inicia a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.
Direção: Noah Baumbach
Roteiro: Noah Baumbach e Greta Gerwig
Direção de fotografia: Sam Levy
Elenco: Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper, Adam Driver e outros
Indicação etária: 12 anos
Dia 20/05, às 20h.

Las Acacias – Argentina/Espanha, 2011, drama, 85’
Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras e a se conhecer melhor. Vencedor do prêmio Câmera de Ouro para melhor diretor estreante no Festival de Cannes.
Direção: Pablo Giorgelli
Roteiro: Pablo Giorgelli e Salvador Roselli
Direção de fotografia: Diego Poleri
Elenco: Germán de Silva, Hebe Duarte, Nayra Calle Mamani, Monica Coca e outros.
Indicação etária: 12 anos
Dia 21/05, às 20h.

Tatuagem – Brasil, 2013, 110’
Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaia uma resistência política a partir do deboche e da anarquia. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, de 18 anos, um garoto do interior que presta serviço militar na capital.
Vencedor de três prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor filme; e cinco no Festival do Rio, incluindo melhor filme pelo público e pela crítica.
Direção e roteiro: Hilton Lacerda
Direção de fotografia: Ivo Lopes Araújo
Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe e outros
Indicação etária: 16 anos
Dia 22/05, às 20h.

Amor – França/Alemanha/Áustria, 2012, 127’
Anne e Georges são um casal de professores de música aposentados com cerca de 80 anos que têm uma vida rotineira em Paris. Uma manhã, durante o café, Anne fica muda, em estado catatônico. Georges insiste em levá-la ao médico e é realizada uma cirurgia de emergência. A operação, no entanto, dá errado e ela fica com o lado direito do corpo paralisado, tendo que se locomover em uma cadeira de rodas. Em uma conversa íntima, Anne diz que prefere não continuar a viver. Pouco depois, seu estado piora. Georges continua a cuidar da esposa, agora confinada quase o tempo todo à cama, e também tem de lidar com Eva, a filha do casal. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012 e do Oscar de melhor filme estrangeiro.
Direção e roteiro: Michael Haneke
Direção de fotografia: Darius Khondji
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert e outros
Indicação etária: 14 anos
Dia 23/05, às 20h.

Zarafa – França/Bélgica, 2012, animação, 78’
Século XIX, num país do continente africano. O jovem Maki é capturado para ser vendido como escravo. Ele consegue fugir e faz amizade com uma girafa, que é morta por um mercador, deixando seu filhote, Zarafa. O garoto e o pequeno animal criam um laço de amizade, até que Zarafa é capturado por Hassan, um egípcio a caminho de Alexandria. Maki decide ir junto, mas, ao chegar à cidade, descobre que ela foi dominada pelos turcos. Hassan é enviado pelo paxá local para pedir ajuda ao rei da França, Carlos X, e, para isso, leva a pequena girafa como presente. A viagem de balão se transformar em uma grande aventura. Na França, no entanto, os viajantes não encontram o que esperavam: as pessoas são corruptas, exploradoras e mal-educadas – a começar pelo rei e sua corte.
Direção: Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie
Roteiro: Alexander Abela e Rémi Bezançon
Vozes: Max Renaudin Pratt, Simon Abkarian, François-Xavier Demaison, Vernon Dobtcheff e outros.
Livre. Público Infantil.
Dia 24/05, às 14h.

Pais e Filhos (Soshite chichi ni naru) – Japão, 2013, drama, 120’
Ryota é um arquiteto obcecado com o sucesso profissional. Tudo o que tem conseguiu através do seu trabalho e acredita que nada pode impedi-lo de seguir a sua vida como um perfeito vencedor. Até que um dia, ele e sua esposa, Midori, recebem um inesperado telefonema do hospital. Keita, seu filho de seis anos, não é seu filho de verdade – o hospital lhes deu o bebê errado. Ryota será obrigado a tomar uma decisão que poderá mudar sua vida: escolher entre “natureza” e “criação”. Vendo a devoção de Midori com Keita, mesmo depois de saber sua origem, e ao entrar em contato com a família rude, porém carinhosa, que cuidou de seu filho natural todos esses anos, Ryota começa a se questionar: será que ele realmente foi um “pai” todos esses anos? Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes.
Direção e roteiro: Hirokazu Koreeda
Direção de fotografia: Mikiya Takimoto
Elenco: Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Yôko Maki, Rirî Furankî e outros
Indicação etária: 14 anos.
Dia 24/05, às 16h.

O Som Ao Redor – Brasil, 2012, 131’
O filme faz o retrato da vida numa rua de classe média da zona sul do Recife. Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. João, um corretor de imóveis, começa um namoro com Sofia, que já morou naquela mesma rua quando criança. Ele é neto de Francisco, dono de vários prédios da região e também de fazendas no interior do estado. As coisas tomam um rumo inesperado com a chegada de Clodoaldo e sua equipe, uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns e tensão para outros.
Melhor filme no Festival do Rio 2012 e melhor direção, som e filme pela crítica e pelo público no Festival de Gramado 2012.
Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho
Direção de fotografia: Fabricio Tadeu e Pedro Sotero
Elenco: Gustavo Jahn, Irandhir Santos, Maeve Jinkings, W.J. Solha e outros
Indicação etária: 16 anos
Dia 25/05, às 14h.

Branca de Neve (Blancanieves) – Espanha/França/Bélgica, 2012, fantasia, 101’
Sevilha, Espanha, 1920. Carmen viveu toda a infância com sua avó, depois de sua mãe morrer no parto. Na época, Encarna, uma terrível enfermeira, seduziu seu pai e casou-se com ele. Mas no dia em que Carmen faz a primeira comunhão, sua avó morre e ela tem de ir morar com sua madrasta. Encarna, no entanto, a faz sofrer uma série de abusos. Cansada de ser reprimida, a jovem resolve fugir de casa para viver aventuras como toureira. Mas Encarna manda que Genaro, seu motorista e amante, acabe com ela. Carmen escapa viva do ataque, mas perde a memória. É quando recebe a ajuda de sete anões toureiros, que decidem protegê-la a todo custo. Versão adulta da clássica história infantil dos irmãos Grimm, o filme foi o grande vencedor dos prêmios Goya 2013, com dez troféus, incluindo o de melhor filme.
Direção e roteiro: Pablo Berger
Direção de fotografia: Kiko de la Rica
Elenco: Maribel Verdú, Daniel Giménez Cacho, Ângela Molina e outros
Indicação etária: 12 anos
Dia 25/05, às 16h.

SERVIÇO
Evento: MOSTRA SESC MELHORES FILMES DE 2013
Data: 25.05 – domingo | Horário: consultar a programação
Local: Sesc Taubaté
Endereço: Av. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha
Classificação etária: consultar programação acima.
Ingressos: entrada gratuita
Informações para o público: 3634-4000
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *