Ricardo Camargo Galeria inaugura a 14ª edição de sua mostra coletiva Mercado de Arte

Ricardo Camargo Galeria inaugura a 14a edição de sua mostra coletiva Mercado de Arte, com 44 trabalhos – pinturas, desenhos, esculturas – de 26 artistas. Seguindo um conceito já estabelecido nas edições anteriores, a maioria das obras é inédita ou está fora de circulação há no mínimo 20 anos, reunindo expoentes da arte moderna e vanguarda brasileiras e artistas internacionais. A exposição também presta uma homenagem aos 120 anos de nascimento do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, e conta com 5 peças inéditas de sua autoria.

Sob a curadoria de Ricardo Camargo, expografia de Attilio Baschera Gregorio Kramer e texto crítico sobre Brecheret assinado pela historiadora e crítica de arte Daisy Peccinini, os artistas participantes comungam do espaço expositivo da galeria, criando um panorama visual com raras possibilidades de ser duplicado. Dentro do modernismo brasileiro, destacam-se Paisagem com Lago, de Anita Malfatti, além de duas telas exclusivas feitas por Vicente do Rego Monteiro – Descida da Cruz e Le Couple. A eles se juntam a tela Vaso de Flores, de José Pancetti, e a pintura a guache Composição Abstrata, de Antonio Bandeira. A força da vanguarda nacional surge nesta mostra com a tela Oban, de Antonio Henrique Amaral, seguida por O Homem que Mora no Sol, de Luiz Paulo Baravelli, e a escultura em bronze de Edgard de Souza, apontando para o individualismo dos anos 90.

Ricardo Camargo Galeria ainda realizou uma seleção de 12 obras assinadas por seis artistas internacionais, a maioria delas inéditas no país. Neste grupo, encontram-se o nanquim Ossie Clark, de David Hockney, dois desenhos do construtivista uruguaio Joaquín Torres García – Constructivo con Corazón, e Constructivo Con Sol Y LunaDiego Rivera se impõe com a força telúrica de sua Cabeça de Camponês, enquanto Fernando Botero transparece sua abundância de formas no grafite Mulher Sentada e na aquarela Cesta de Uvas. Destacam-se ainda o par de pinturas do uruguaio Pedro FigariIndecision e Candomblé, além da tela Estudio de Sol, de Emilio Pettoruti.

Por fim, o conjunto das cinco obras de Victor Brecheret selecionadas para esta exposição coletiva compreende as esculturas Casal de PombosCondessa Renata Crespi da Silva PradoTorso MasculinoCabeça de Juranda e Cristo com Anjos, percorrendo quatro décadas do itinerário de sua carreira de sucesso.

“Esta diversificada edição do Mercado de Arte, com trabalhos vigorosos e delicados, marcam a atualidade atemporal das obras de arte de qualidade.”, conclui Ricardo Camargo.

SERVIÇO
Mercado de Arte
Curadoria: Ricardo Camargo
Expografia: Attilio Baschera e Gregorio Kramer
Textos: Daisy Peccinini, Ricardo Camargo e Roberto Comodo
Abertura: 22 de Maio de 2014, quinta-feira, das 19h às 23h
Período: De 23 de Maio a 21 de Junho de 2014
Local: Ricardo Camargo Galeria
Endereço: Rua Frei Galvão, 121 – Jd. Paulistano – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3031 3879, 3819 0277
Horário: Segunda a sexta das 10h às 19h aos sábados das 10h às 14h
www.rcamargoarte.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *