Feirantes do CEAGESP participam de workshop de fotografia

Alfabetizar o olhar das pessoas, esta é a proposta do projeto Dias de Feira, que acontece ao longo deste mês de maio oferecendo uma oportunidade única aos feirantes do CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) de participarem de aulas gratuitas de fotografia. A ideia é que, com as oficinas, os trabalhadores consigam se tornar agentes da própria história, que a vida deles seja o material (que é muito rico) e que eles se tornem os “contadores” dessas histórias. Aulas teóricas sobre fotografia acontecem nas terças de manhã e às quartas-feiras os alunos colocam na prática seus ensinamentos, quando percorrem a feira capturando em imagens o seu dia-a-dia. O pro

As oficinas serão trabalhadas em dois pilares principais. Primeiro a técnica, que vai ensinar os principais conceitos técnicos da fotografia e como ela pode, por exemplo, congelar um movimento ou mostrar a existência dele, através da velocidade do obturador.  Em paralelo, entra a composição, que vem mostrar formas diferentes de contar a mesma história, mudando apenas a composição fotográfica, pensando no uso das cores ou do preto e branco, usando diferentes planos (o close ou o grande plano, por exemplo).

Esta atividade faz parte da iniciativa “Dias de Feira” que conta com a realização da 3S Projetos com recursos do Proac, contando com o patrocínio da Nestlé. A empresa aposta nesta capacitação como mais uma oportunidade de levar nutrição, saúde e bem estar à população, já que o feirante é um importante agente na decisão de consumo de frutas, legumes e verduras e pode incentivar ainda mais a alimentação saudável junto às famílias.

Os workshops serão ministrados pela fotógrafa Denise Maher, que pretende dar uma nova perspectiva para o olhar dos feirantes. “Quero que os trabalhadores do CEAGESP aprendam a ver o seu cotidiano com poesia, que passem a reparar em suas situações diárias, que com a correria do dia a dia se tornam comuns, mas que tem valor histórico e estético”, enfatiza Maher.

O projeto será finalizado no dia 4 de junho com o último workshop. A partir daí, será montada uma exposição ao longo dos corredores do CEAGESP com uma seleção de fotos de autoria dos feirantes onde o aprendizado e o novo olhar dos alunos poderão ser conferidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *