OSB realiza na Cidade das Artes primeira apresentação camerística do ano com sexteto de cordas

A temporada 2014 da Orquestra Sinfônica Brasileira abre espaço, junto à Cidade das Artes, à riqueza das formações camerísticas, uma das grandes novidades do programa deste ano da OSB. No dia 10 de maio, às 16h, na Sala de Música de Câmara da Cidade das Artes, o público confere a primeira apresentação de um ciclo de sete exibições reservadas para a série “Cidade das Artes”. No palco, um sexteto composto por pares de violinistas, violonistas e violoncelistas da OSB interpretam as obras “Noite Transfigurada”, de Arnold Schoenberg; e “Sexteto nº2 Op. 36”, de Johannes Brahms. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Cidade das Artes ou através do site ingresso.com.

Responsáveis por estrear o programa de câmara, os músicos Nikolay Sapoundjiev e Ângelo Martins (1º e 2º violinos); André Rodrigues e Samuel Passos (1ª e 2ª violas); e Emilia Valova e Lisiane de los Santos (1º e 2º violoncelos) iniciam a apresentação com a peça de Schoenberg. Composta por apenas um movimento de 30 minutos, “Noite Transfigurada” é baseada em um poema de Richard Dehmel de mesmo nome. A obra foi criada em 1899, em três semanas, e recebeu influência dos estilos opostos de Johannes Brahms e Richard Wagner. Sua estreia se deu em 1902 sob muitas críticas.

Em seguida, o grupo interpreta o “Sexteto nº2 Op.36” de Brahms com a ordem do conjunto invertida: quem tocou a obra de Schoenberg na primeira posição, em Brahms se apresenta na segunda, evidenciando a qualidade técnica dos músicos, sem a qual não é possível uma formação camerística. “Sexteto nº2 Op.36” foi criado entre 1864 e 1865, cinco anos depois do primeiro sexteto. Quando compôs a peça, apesar da eterna devoção à amiga Clara Schumann (esposa de Robert Schumann) e supostos rumores de um romance, Brahms era noivo da soprano Agathe von Siebold, que inspirou muitas de suas músicas, inclusive este sexteto. Estudiosos de música clássica dizem ser uma declaração a ela. A première da composição aconteceu em 1866, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Série Cidade das Artes: apresentações camerísticas

Para os amantes da música de câmara, a OSB e a Cidade das Artes oferecem na Sala de Música de Câmara nos meses de maio, junho, setembro, outubro e novembro, os músicos da orquestra reunidos em diferentes conjuntos. Em sete exibições, todas aos sábados, os músicos experimentam repertórios e apresentam novidades.

Sobre a OSB

A Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país. Roberto Minczuk é o maestro titular. Composta por 71 músicos tem por meta alcançar o número de 95 até 2016. Fundada em 1940, pelo maestro José Siqueira, a OSB foi a primeira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. As missões institucionais contemplam a conquista de novos públicos para a música sinfônica, o incentivo a novos talentos e a divulgação de um repertório diversificado, objetivos alcançados em mais de quatro mil concertos realizados durante sete décadas de trajetória ininterrupta.

A história da OSB se compôs através da contribuição de grandes músicos e regentes como Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky. Além de ter revelado nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, a OSB também contou em sua história com a colaboração de alguns dos maiores artistas do século XX: Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Kurt Sanderling, Arthur Rubinstein, Martha Argerich, Kurt Masur, Claudio Arrau, Mstislav Rostropovich, Jean-Pierre Rampal e José Carreras, dentre outros.

As atividades da OSB são viabilizadas pelo apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da mineradora Vale e de um conjunto de investidores da iniciativa privada e investimentos públicos.

Apostando num amplo espectro da música – da produção barroca aos compositores contemporâneos – a Orquestra Sinfônica Brasileira busca continuamente a excelência artística e, por consequência, a concretização de seus objetivos sociais e educativos.

SERVIÇO
Apresentação de Câmara músicos OSB
Data: Sábado, 10 de maio, às 16h
Sala de Música de Câmara – Cidade das Artes

Valores dos ingressos:

  • Plateia Alta – 100,00
  • Plateia Baixa – 120,00

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *