Edição de maio do Notas Contemporâneas recebe o compositor Odair José

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 maio, 2014 10:03

Edição de maio do Notas Contemporâneas recebe o compositor Odair José

Notas Contemporâneas, programa do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, que registra depoimentos de compositores consagrados da música popular brasileira, apresenta no mês de maio o cantor, compositor e instrumentista Odair José, personalidade referencial da MPB. Durante entrevista aberta ao público com o jornalista Cadão Volpato, que acontece no Auditório MIS (172 lugares), serão executadas algumas músicas de autoria do convidado.

Odair José nasceu em Morrinhos, Goiás, em 1948. Aos 10 anos aprendeu a tocar violão, piano e gaita, começando a compor a partir dos 17 anos. Aos 20 mudou-se para o Rio de Janeiro onde começou a tocar em boates, bares e circos. Alcançou o sucesso nacional a partir dos anos 1970 com a música Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula),depois censurada pelo governo da época, e a canção Eu vou tirar você desse lugar. Em 1977, grava a ópera-rock O Filho de José e Maria, que lhe garantiu o título de “Bob Dylan da Central do Brasil”, além do já famoso “o terror das empregadas”, por conta do sucesso entre as camadas mais populares.

Odair José passou pelo country de raiz de Hank Williams e Johnny Cash nos primeiros discos, circulou pelo pop sertanejo, com composições gravadas por Roberta Miranda, Leandro e Leonardo (Cadê você?), e continua a misturar referências estrangeiras a melodias brasileiras. Foi um dos compositores mais censurados na ditadura por tratar de temas tabus na época, como a pílula, a prostituição, entre outros. Da rejeição amorosa à rejeição social, os sucessos do compositor vão do romântico popular ao relato do cotidiano e tornaram Odair um dos ícones da música brega.

Recentemente, sua obra tem sido revista por conta de novos lançamentos; o álbum tributo Vou tirar você desse lugar, de 2006, com 18 versões de suas músicas feitas por artistas como Paulo Miklos, Zeca Baleiro, Pato Fu, Mundo Livre S/A; Praça Tiradentes, de 2012seu 35º álbum da carreira, com músicas inéditas e produzido por Zeca Baleiro; e o box Quatro Tons, com os quatro CD’s mais importantes de sua carreira, lançado esse ano.

Notas Contemporâneas é um projeto mensal do Museu da Imagem e do Som voltado para a manutenção e ampliação do Acervo MIS de depoimentos orais de personalidades da cultura brasileira. O programa, atualmente, entrevista compositores e músicos da música popular brasileira, tendo feito registros, em sua primeira fase, com grandes nomes da música erudita brasileira. Com curadoria de Cleber Papa, se divide em duas etapas: a primeira, uma gravação em vídeo de entrevista realizada pela historiadora Rosana Caramaschi com o convidado no Estúdio MIS, e a segunda, a gravação de um bate-papo aberto ao público conduzido pelo jornalista Cadão Volpato no Auditório MIS (172 lugares). Nessa segunda etapa, também são apresentadas as grandes composições do entrevistado. Ao final, os depoimentos são disponibilizados para pesquisadores e interessados no acervo do Museu.

SERVIÇO
NOTAS CONTEMPORÂNEAS | Odair José
Data: 14.05, quarta
Horário: 20h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço:
 Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Auditório MIS
Capacidade: 172 lugares
Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) na Recepção do MIS (terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h), e pelo site www.ingressorapido.com.br
Classificação: livre
Tel: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 maio, 2014 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!