Sesc Taubaté leva para a cidade de Lorena a exposição Na outra Margem: O Rio Paraíba do Sul

O Sesc Taubaté leva para a cidade de Lorena a exposição Na outra Margem: O Rio Paraíba do Sul. A partir do dia 8 de maio, o público poderá visita-la, de segunda à sexta, das 9h às 18h, na Casa da Cultura de Lorena, localizada na Rua Viscondessa de Castro Lima, 10. A itinerância acontece com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Lorena e da Prefeitura Municipal da cidade. 

Na exposição, o visitante será convidado a fazer uma viagem à outra margem do rio de forma lúdica e reflexiva, acompanhado por mediadores que explicam cada elemento cenográfico. A proposta é a abordagem do patrimônio natural e das relações com ele estabelecidas: históricas, simbólicas e afetivas.

Numa analogia à própria geografia física do rio Paraíba do Sul, o roteiro concebido e elaborado para a exposição segue o próprio itinerário do rio – nascente, percurso e foz –, buscando mapear a paisagem valeparaibana e entender os diversos momentos definidores de sua geografia cultural. 

Esses três momentos são, também, três momentos metafóricos, pois se remetem ao nascimento geológico do rio – sua formação ancestral -, seu percurso – ou o rio da atualidade, com sua diversidade de cenários – e a foz – o rio que se projeta para o futuro, o rio dos “desejos”, aquele que podemos construir.

Alinhado aos objetivos do Programa Meio Ambiente, a exposição Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul foi concebida pela equipe técnica da unidade do Sesc de Taubaté, e teve a pesquisa sobre o patrimônio cultural realizada pelo Instituto Ecocultura e patrimônio ambiental e cenografia pela Conceito Humanidades, e esteve exposta no Sesc Taubaté durante o segundo semestre de 2013.  

SERVIÇO
Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul
Data: 08/05 à 08/07
Horário: Segunda à sexta, das 9h às 18h
Sesc Taubaté
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *